O presente artigo tem como objetivo analisar como se dá o processo de construção da escrita de alunos das turmas do 3º, 4º e 5º ano na Escola Municipal Raimundo Nonato de Lima na Cidade de Rafael Godeiro/RN. Para isso, realizou-se observação em sala de aula no período de dois dias. Para dá consistência a pesquisa, o observado foi registrado em diário. Atentou-se para a prática pedagógica dos professores, bem como para a construção de textos produzidos pelos alunos. Para dá sustentação a este estudo subsidiou-se de alguns teóricos como: Matencio (1994), Ferreiro (2000), Vygotsky (1996), Cagliari (1989) dentre outros que dialogam sobre esta temática. Assim, vê-se que esta pesquisa serviu de reflexo e reflexão sobre a importância do educador ser conhecedor das fases em que passa o aluno no processo de desenvolvimento cognitivo, mas especificamente o da construção da escrita, representado por Emília Ferreiro. Por fim, sugestivamente o avanço cognitivo do aluno se dá de forma gradativa, dependendo de suas individualidades, bem como da mediação na construção do saber.