É com base nessa complexidade encontrada hoje na escola que nos sentimos desafiados para refletirmos a respeito do processo educativo, processo esse que vai além da transmissão de conteúdos, nesse contexto é fundamental pensar no novo papel do professor e da escola, que não se reduzem às únicas fontes de informação dos jovens. A vitalidade do processo de ensino aprendizagem muitas vezes se oculta, isso ocorre quando professores e alunos são conduzidos a ecoar métodos monótonos, deixando dar dimensão para novas práticas e menos ainda para a participação dos alunos, a era da informação nos traz muitos desafios, nela o professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimento tornando-se um orientador/ mediador, capaz promover a interação entre as diversas áreas do conhecimento, agora o educador assume a função de conectar os conteúdos curriculares com os conhecimentos que vêm de fora da escola, ajudando o aluno a relacionar o aprendizado com o seu cotidiano. Sabemos que existem métodos de caráter dinâmico, que atuam no melhoramento desse processo, aqui nos referimos às novas tecnologias, elas apresentam-se ao mundo educacional como instrumentos que podem ser eficazes, isto porque além de oferecerem dinamismo, são adequadas a realidade social. Serão discutidas algumas entre as tantas possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias para uma educação voltada às necessidades atuais, bem como uma reflexão sobre o espaço escolar como ambiente de aquisição de conhecimento para professor e aluno, onde ambos podem participar de uma construção de saberes colaborativa que leve em consideração os modos de vida dos indivíduos atuais.