NAS REDES QUE FORMAM A EDUCAÇÃO, SABERES E NARRATIVAS DE MULHERES: RELIGIOSIDADES TECENDO APRENDIZAGENS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16316 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1922 "inscrito_id" => 8216 "titulo" => "NAS REDES QUE FORMAM A EDUCAÇÃO, SABERES E NARRATIVAS DE MULHERES: RELIGIOSIDADES TECENDO APRENDIZAGENS" "resumo" => "As mulheres nas tessituras da vida cotidiana elaboram, com base nas suas experienciais sociais e culturais, múltiplas visões de mundo e da realidade social, interpretando diferentes modos de perceber o contexto vivido, criando redes de saberes, entre os quais, as redes religiosas, que formam e educam a partir dos lugares de pertencimentos, que as mulheres atuam. Tais saberes contribuem para dialogar com o campo da educação, com base nas representações femininas. Este artigo tem por objetivo discutir sobre as questões religiosas nas percepções femininas, a partir do universo de suas vivências, apresentando tais conhecimentos como educativos e importantes de serem discutidos em contextos educacionais, entre os quais a escola. A escola ainda desconhece e não recepciona os conhecimentos da vida cotidiana no campo religioso e estes são significativos para refletir sobre a diversidade religiosa que faz parte do espaço social e escolar. Nossa proposta faz parte de pesquisa realizada no PIBIC/CNPq/UEPB, no qual trabalhamos com mulheres de diferentes realidades religiosas, com base em suas práticas e memórias. Trata-se de uma pesquisa com história oral, com base em entrevistas semiestruturadas, na captação das narrativas femininas sobre as contextualidades religiosas. Compreendemos a partir da pesquisa realizada que, os conhecimentos produzidos pelas mulheres em diferentes espaços de religiosidade, contribuem para a escola na aprendizagem dos alunos/as, pois nelas, são elaboradas maneiras de perceber as religiosidades que compõem o espaço do social. Estas discussões devem fazer parte das políticas educacionais e das práticas de sala de aula, como meio de inclusão/inserção no ambiente escolarizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "MULHERES, RELIGIOSIDADE, EDUCAÇÃO, ESCOLA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA11_ID8216_08092015155615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL NÓBREGA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.nobreg.araujo@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16316 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1922 "inscrito_id" => 8216 "titulo" => "NAS REDES QUE FORMAM A EDUCAÇÃO, SABERES E NARRATIVAS DE MULHERES: RELIGIOSIDADES TECENDO APRENDIZAGENS" "resumo" => "As mulheres nas tessituras da vida cotidiana elaboram, com base nas suas experienciais sociais e culturais, múltiplas visões de mundo e da realidade social, interpretando diferentes modos de perceber o contexto vivido, criando redes de saberes, entre os quais, as redes religiosas, que formam e educam a partir dos lugares de pertencimentos, que as mulheres atuam. Tais saberes contribuem para dialogar com o campo da educação, com base nas representações femininas. Este artigo tem por objetivo discutir sobre as questões religiosas nas percepções femininas, a partir do universo de suas vivências, apresentando tais conhecimentos como educativos e importantes de serem discutidos em contextos educacionais, entre os quais a escola. A escola ainda desconhece e não recepciona os conhecimentos da vida cotidiana no campo religioso e estes são significativos para refletir sobre a diversidade religiosa que faz parte do espaço social e escolar. Nossa proposta faz parte de pesquisa realizada no PIBIC/CNPq/UEPB, no qual trabalhamos com mulheres de diferentes realidades religiosas, com base em suas práticas e memórias. Trata-se de uma pesquisa com história oral, com base em entrevistas semiestruturadas, na captação das narrativas femininas sobre as contextualidades religiosas. Compreendemos a partir da pesquisa realizada que, os conhecimentos produzidos pelas mulheres em diferentes espaços de religiosidade, contribuem para a escola na aprendizagem dos alunos/as, pois nelas, são elaboradas maneiras de perceber as religiosidades que compõem o espaço do social. Estas discussões devem fazer parte das políticas educacionais e das práticas de sala de aula, como meio de inclusão/inserção no ambiente escolarizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "MULHERES, RELIGIOSIDADE, EDUCAÇÃO, ESCOLA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA11_ID8216_08092015155615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL NÓBREGA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.nobreg.araujo@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }