As mulheres nas tessituras da vida cotidiana elaboram, com base nas suas experienciais sociais e culturais, múltiplas visões de mundo e da realidade social, interpretando diferentes modos de perceber o contexto vivido, criando redes de saberes, entre os quais, as redes religiosas, que formam e educam a partir dos lugares de pertencimentos, que as mulheres atuam. Tais saberes contribuem para dialogar com o campo da educação, com base nas representações femininas. Este artigo tem por objetivo discutir sobre as questões religiosas nas percepções femininas, a partir do universo de suas vivências, apresentando tais conhecimentos como educativos e importantes de serem discutidos em contextos educacionais, entre os quais a escola. A escola ainda desconhece e não recepciona os conhecimentos da vida cotidiana no campo religioso e estes são significativos para refletir sobre a diversidade religiosa que faz parte do espaço social e escolar. Nossa proposta faz parte de pesquisa realizada no PIBIC/CNPq/UEPB, no qual trabalhamos com mulheres de diferentes realidades religiosas, com base em suas práticas e memórias. Trata-se de uma pesquisa com história oral, com base em entrevistas semiestruturadas, na captação das narrativas femininas sobre as contextualidades religiosas. Compreendemos a partir da pesquisa realizada que, os conhecimentos produzidos pelas mulheres em diferentes espaços de religiosidade, contribuem para a escola na aprendizagem dos alunos/as, pois nelas, são elaboradas maneiras de perceber as religiosidades que compõem o espaço do social. Estas discussões devem fazer parte das políticas educacionais e das práticas de sala de aula, como meio de inclusão/inserção no ambiente escolarizado.