PROJETO FORMATURA SUSTENTÁVEL: UMA POSSIBILIDADE PARA DISCUTIR E CONSTRUIR O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16824 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1636 "inscrito_id" => 3163 "titulo" => "PROJETO FORMATURA SUSTENTÁVEL: UMA POSSIBILIDADE PARA DISCUTIR E CONSTRUIR O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA" "resumo" => "O Projeto Formatura sustentável vem no sentido de contribuir para adoção de práticas sustentáveis no ambiente escolar, valorizando a diversidade, priorizando a construção de uma conscientização sobre o tema, garantindo a permanência e a melhoria do desempenho escolar. Tal projeto foi aplicado em quatro turmas de 3º ano do ensino médio nos turnos da manhã e tarde, envolvendo cerca de 100 alunos, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Agenor Clemente dos Santos, localizada do município de Alagoinha-PB. Tendo como objetivo a mobilização da sociedade (comunidade e escola) favorecendo a conscientização social e ambiental com a arrecadação de garrafas descartáveis e latinhas de alumínio para vender e conseguir fundos para a festa de formatura dos estudantes. Acreditamos que o conceito de sustentabilidade tende a ser reconstruído a partir das necessidades da sociedade atual em promover um desenvolvimento sustentável em todas as áreas do conhecimento. No decorrer do projeto foi realizada uma série de atividades e ações a fim de alcançar os objetivos traçados, metodologicamente divididas em duas partes: uma parte teórica, buscando discutir e ampliar o conceito de sustentabilidade e outra parte prática visando principalmente a implantação de ações sustentáveis na escola com a coleta na comunidade de garrafas pet e latinhas de alumínio e a organização da colação de grau e festa de formatura. Pensar em uma sociedade plenamente sustentável ainda é um pensamento muito desafiador, mas será nas nossas pequenas mudanças de atitudes que provavelmente começaremos a mudar nossa relação com o meio o qual estamos inseridos. É importante destacar que os educandos que mais se envolveram com as ações do projeto são os apresentam as melhores notas no desempenho escolar em todas as disciplinas e estes apresentaram maior interesse em prosseguir seus estudos no nível superior de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, FORMATURA, MOBILIZAÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID3163_07092015220923.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA PRISCILA GOMES DO NASCIMENTO PINA" "autor_nome_curto" => "PAULA PINA" "autor_email" => "paulapgnascimento@yahoo.c" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16824 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1636 "inscrito_id" => 3163 "titulo" => "PROJETO FORMATURA SUSTENTÁVEL: UMA POSSIBILIDADE PARA DISCUTIR E CONSTRUIR O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA" "resumo" => "O Projeto Formatura sustentável vem no sentido de contribuir para adoção de práticas sustentáveis no ambiente escolar, valorizando a diversidade, priorizando a construção de uma conscientização sobre o tema, garantindo a permanência e a melhoria do desempenho escolar. Tal projeto foi aplicado em quatro turmas de 3º ano do ensino médio nos turnos da manhã e tarde, envolvendo cerca de 100 alunos, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Agenor Clemente dos Santos, localizada do município de Alagoinha-PB. Tendo como objetivo a mobilização da sociedade (comunidade e escola) favorecendo a conscientização social e ambiental com a arrecadação de garrafas descartáveis e latinhas de alumínio para vender e conseguir fundos para a festa de formatura dos estudantes. Acreditamos que o conceito de sustentabilidade tende a ser reconstruído a partir das necessidades da sociedade atual em promover um desenvolvimento sustentável em todas as áreas do conhecimento. No decorrer do projeto foi realizada uma série de atividades e ações a fim de alcançar os objetivos traçados, metodologicamente divididas em duas partes: uma parte teórica, buscando discutir e ampliar o conceito de sustentabilidade e outra parte prática visando principalmente a implantação de ações sustentáveis na escola com a coleta na comunidade de garrafas pet e latinhas de alumínio e a organização da colação de grau e festa de formatura. Pensar em uma sociedade plenamente sustentável ainda é um pensamento muito desafiador, mas será nas nossas pequenas mudanças de atitudes que provavelmente começaremos a mudar nossa relação com o meio o qual estamos inseridos. É importante destacar que os educandos que mais se envolveram com as ações do projeto são os apresentam as melhores notas no desempenho escolar em todas as disciplinas e estes apresentaram maior interesse em prosseguir seus estudos no nível superior de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, FORMATURA, MOBILIZAÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID3163_07092015220923.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA PRISCILA GOMES DO NASCIMENTO PINA" "autor_nome_curto" => "PAULA PINA" "autor_email" => "paulapgnascimento@yahoo.c" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }