Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A (DES) CONSTRUÇÃO DO IDEAL DE IMAGEM E DE BELEZA PRESENTE NO LIVRO A TATUAGEM RECONTO DO POVO LUO

Palavra-chaves: IMAGEM, (DES) CONSTRUÇÃO, PNBE Pôster (PO) / Poster Submission Educação e Relações Etnico-Raciais
0 of 0
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15021 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1568 "inscrito_id" => 3582 "titulo" => "A (DES) CONSTRUÇÃO DO IDEAL DE IMAGEM E DE BELEZA PRESENTE NO LIVRO A TATUAGEM RECONTO DO POVO LUO" "resumo" => "O presente trabalho objetiva analisar como os livros adotados pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) sobre cultura e literatura negra tem (se) atendido às normas da Lei 10639/03 e até que ponto influencia na formação da identidade e (des) construção de padrões de beleza preestabelecidos na sociedade e, replicado nas escolas. Através da leitura do livro de literatura infantojuvenil, A Tatuagem – Reconto do Povo Luo (ANDRADE & NEGRO, 2012), que conta a história de Duany, uma jovem, indolente, que na busca pela tatuagem perfeita, encontra uma misteriosa criatura e muda toda sua vida. Procuraremos evidenciar de que maneira este conto pode influenciar na (des) construção dos padrões de beleza vigentes; de que forma os alunos do 6º ano podem perceber e relacionar a imagem de Duany uma heroína que foge ao padrão habitual (injustiçada, boazinha) à imagem deles, independente de sua etnia. Aplicamos um questionário e seus resultados mostraram que 67% das crianças não se identificavam fisicamente com personagens infantis que viam na TV; sobre o livro A Tatuagem e suas personagens, 53% se identificaram com a beleza e atitudes da heroína; 27% com sua aparência física e 3% não se identificava em nada. Segundo esse estudo, a não identificação destas crianças com as personagens que assistem na TV, não justifica a ausência total de heróis negros e índios no cotidiano delas, o que evidencia o papel da mídia sobre a construção desse ideal de beleza inatingível pela maior parte da população.O presente trabalho objetiva analisar como os livros adotados pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) sobre cultura e literatura negra tem (se) atend" "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais" "palavra_chave" => "IMAGEM, (DES) CONSTRUÇÃO, PNBE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA9_ID3582_07092015172342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMERE ANDRADE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PROFA. ROSIMERE" "autor_email" => "rosimereandrade65@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15021 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1568 "inscrito_id" => 3582 "titulo" => "A (DES) CONSTRUÇÃO DO IDEAL DE IMAGEM E DE BELEZA PRESENTE NO LIVRO A TATUAGEM RECONTO DO POVO LUO" "resumo" => "O presente trabalho objetiva analisar como os livros adotados pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) sobre cultura e literatura negra tem (se) atendido às normas da Lei 10639/03 e até que ponto influencia na formação da identidade e (des) construção de padrões de beleza preestabelecidos na sociedade e, replicado nas escolas. Através da leitura do livro de literatura infantojuvenil, A Tatuagem – Reconto do Povo Luo (ANDRADE & NEGRO, 2012), que conta a história de Duany, uma jovem, indolente, que na busca pela tatuagem perfeita, encontra uma misteriosa criatura e muda toda sua vida. Procuraremos evidenciar de que maneira este conto pode influenciar na (des) construção dos padrões de beleza vigentes; de que forma os alunos do 6º ano podem perceber e relacionar a imagem de Duany uma heroína que foge ao padrão habitual (injustiçada, boazinha) à imagem deles, independente de sua etnia. Aplicamos um questionário e seus resultados mostraram que 67% das crianças não se identificavam fisicamente com personagens infantis que viam na TV; sobre o livro A Tatuagem e suas personagens, 53% se identificaram com a beleza e atitudes da heroína; 27% com sua aparência física e 3% não se identificava em nada. Segundo esse estudo, a não identificação destas crianças com as personagens que assistem na TV, não justifica a ausência total de heróis negros e índios no cotidiano delas, o que evidencia o papel da mídia sobre a construção desse ideal de beleza inatingível pela maior parte da população.O presente trabalho objetiva analisar como os livros adotados pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) sobre cultura e literatura negra tem (se) atend" "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais" "palavra_chave" => "IMAGEM, (DES) CONSTRUÇÃO, PNBE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA9_ID3582_07092015172342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMERE ANDRADE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PROFA. ROSIMERE" "autor_email" => "rosimereandrade65@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar como os livros adotados pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) sobre cultura e literatura negra tem (se) atendido às normas da Lei 10639/03 e até que ponto influencia na formação da identidade e (des) construção de padrões de beleza preestabelecidos na sociedade e, replicado nas escolas. Através da leitura do livro de literatura infantojuvenil, A Tatuagem – Reconto do Povo Luo (ANDRADE & NEGRO, 2012), que conta a história de Duany, uma jovem, indolente, que na busca pela tatuagem perfeita, encontra uma misteriosa criatura e muda toda sua vida. Procuraremos evidenciar de que maneira este conto pode influenciar na (des) construção dos padrões de beleza vigentes; de que forma os alunos do 6º ano podem perceber e relacionar a imagem de Duany uma heroína que foge ao padrão habitual (injustiçada, boazinha) à imagem deles, independente de sua etnia. Aplicamos um questionário e seus resultados mostraram que 67% das crianças não se identificavam fisicamente com personagens infantis que viam na TV; sobre o livro A Tatuagem e suas personagens, 53% se identificaram com a beleza e atitudes da heroína; 27% com sua aparência física e 3% não se identificava em nada. Segundo esse estudo, a não identificação destas crianças com as personagens que assistem na TV, não justifica a ausência total de heróis negros e índios no cotidiano delas, o que evidencia o papel da mídia sobre a construção desse ideal de beleza inatingível pela maior parte da população.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.