Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRABALHO PEDAGÓGICO POR MEIO DE OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA: EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS POR MEIO DO PIBID

Palavra-chaves: LEITURA E ESCRITA, OFICINAS PEDAGÓGICAS, HISTÓRIAS INFANTIS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16558
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 359
    "inscrito_id" => 4988
    "titulo" => "O TRABALHO PEDAGÓGICO POR MEIO DE OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA: EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS POR MEIO DO PIBID"
    "resumo" => "O presente estudo teve por objetivo geral compreender como o trabalho pedagógico por meio de oficina pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita. Como objetivos específicos tivemos: identificar as vantagens do trabalho pedagógico por meio das oficinas de leitura e escrita; conhecer, ler e recriar as histórias infantis; proporcionar momentos práticos de leitura e escrita por meio das histórias infantis. A metodologia foi de cunho qualitativo por meio da pesquisa participante em turmas do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Herman Lundgren na cidade de Rio Tinto – PB. Utilizamos a observação participante e também a pesquisa bibliográfica. Nossos aportes teóricos constituíram-se de autores que discutem a temática das oficinas pedagógicas, leitura e escrita e também sobre as histórias infantis conforme as nossas referências. Os resultados apontam que as oficinas pedagógicas é um meio de proporcionar espaço e tempo de ação, reflexão, imaginação, criatividade, recriação e muitos outros benefícios contidos na prática pedagógica do professor; se mostrou capaz de promover diferentes atividades que contemplem a construção de saberes, neste caso, melhores condições para o desenvolvimento da aprendizagem de leitura e escrita além da possibilidade do trabalho pedagógico por meio de diversos tipos de textos. A nossa expectativa é que as ponderações e socializações aqui no presente texto provoquem novas reflexões com vistas a melhoria do trabalho pedagógico da leitura e da escrita no ambiente escolar de forma mais prazerosa para todos os envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, OFICINAS PEDAGÓGICAS, HISTÓRIAS INFANTIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID4988_05082015191207.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALTERNICE OLÍMPIO SILVA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WALTENICE (UFPB)"
    "autor_email" => "waltenice@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16558
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 359
    "inscrito_id" => 4988
    "titulo" => "O TRABALHO PEDAGÓGICO POR MEIO DE OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA: EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS POR MEIO DO PIBID"
    "resumo" => "O presente estudo teve por objetivo geral compreender como o trabalho pedagógico por meio de oficina pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita. Como objetivos específicos tivemos: identificar as vantagens do trabalho pedagógico por meio das oficinas de leitura e escrita; conhecer, ler e recriar as histórias infantis; proporcionar momentos práticos de leitura e escrita por meio das histórias infantis. A metodologia foi de cunho qualitativo por meio da pesquisa participante em turmas do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Herman Lundgren na cidade de Rio Tinto – PB. Utilizamos a observação participante e também a pesquisa bibliográfica. Nossos aportes teóricos constituíram-se de autores que discutem a temática das oficinas pedagógicas, leitura e escrita e também sobre as histórias infantis conforme as nossas referências. Os resultados apontam que as oficinas pedagógicas é um meio de proporcionar espaço e tempo de ação, reflexão, imaginação, criatividade, recriação e muitos outros benefícios contidos na prática pedagógica do professor; se mostrou capaz de promover diferentes atividades que contemplem a construção de saberes, neste caso, melhores condições para o desenvolvimento da aprendizagem de leitura e escrita além da possibilidade do trabalho pedagógico por meio de diversos tipos de textos. A nossa expectativa é que as ponderações e socializações aqui no presente texto provoquem novas reflexões com vistas a melhoria do trabalho pedagógico da leitura e da escrita no ambiente escolar de forma mais prazerosa para todos os envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, OFICINAS PEDAGÓGICAS, HISTÓRIAS INFANTIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID4988_05082015191207.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALTERNICE OLÍMPIO SILVA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WALTENICE (UFPB)"
    "autor_email" => "waltenice@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente estudo teve por objetivo geral compreender como o trabalho pedagógico por meio de oficina pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita. Como objetivos específicos tivemos: identificar as vantagens do trabalho pedagógico por meio das oficinas de leitura e escrita; conhecer, ler e recriar as histórias infantis; proporcionar momentos práticos de leitura e escrita por meio das histórias infantis. A metodologia foi de cunho qualitativo por meio da pesquisa participante em turmas do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Herman Lundgren na cidade de Rio Tinto – PB. Utilizamos a observação participante e também a pesquisa bibliográfica. Nossos aportes teóricos constituíram-se de autores que discutem a temática das oficinas pedagógicas, leitura e escrita e também sobre as histórias infantis conforme as nossas referências. Os resultados apontam que as oficinas pedagógicas é um meio de proporcionar espaço e tempo de ação, reflexão, imaginação, criatividade, recriação e muitos outros benefícios contidos na prática pedagógica do professor; se mostrou capaz de promover diferentes atividades que contemplem a construção de saberes, neste caso, melhores condições para o desenvolvimento da aprendizagem de leitura e escrita além da possibilidade do trabalho pedagógico por meio de diversos tipos de textos. A nossa expectativa é que as ponderações e socializações aqui no presente texto provoquem novas reflexões com vistas a melhoria do trabalho pedagógico da leitura e da escrita no ambiente escolar de forma mais prazerosa para todos os envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.