A BRINCADEIRA E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS LINGUÍSTICOS: OS ESTUDOS DE VIGOTSKI NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15045 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1070 "inscrito_id" => 4984 "titulo" => "A BRINCADEIRA E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS LINGUÍSTICOS: OS ESTUDOS DE VIGOTSKI NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo geral: investigar, com base na perspectiva histórico-cultural, o impacto que a brincadeira como estratégia pedagógica empregada no processo de instrução formal nos anos iniciais da Educação Infantil provoca na aquisição de língua estrangeira. Para isso, exploramos no referencial teórico algumas teorias a respeito da aquisição da língua materna e da língua estrangeira, com ênfase nos estudos sobre interação social, formação de conceitos e assimilação de língua estrangeira. Em seguida, discutimos as estratégias pedagógicas em articulação com o estudo sobre a brincadeira no desenvolvimento infantil. Esta pesquisa é um relato de experiência, em que apresentamos situações e experiências vivenciadas no ambiente escolar. Investigamos duas turmas de séries iniciais da Educação Infantil, analisando a interação entre os pares, além do uso de estratégias docentes para auxiliar os alunos na construção do conhecimento. Concluímos, pela análise da informação, que o processo de aquisição de língua estrangeira em contexto de instrução formal sem imersão na língua-alvo se torna muito mais limitado e difícil; que o fator idade traz benefícios e dificuldades; e que as estratégias pedagógicas devem ser constantemente ajustadas às necessidades do público onde serão empregadas, para que o ensino seja eficiente e a aquisição da língua estrangeira aconteça." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINCADEIRA, CONCEITOS LINGUÍSTICOS, ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID4984_26082015224615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA RAQUEL DE CASTRO CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "ÉRICA CAVALCANTE" "autor_email" => "cavalcante.erc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15045 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1070 "inscrito_id" => 4984 "titulo" => "A BRINCADEIRA E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS LINGUÍSTICOS: OS ESTUDOS DE VIGOTSKI NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo geral: investigar, com base na perspectiva histórico-cultural, o impacto que a brincadeira como estratégia pedagógica empregada no processo de instrução formal nos anos iniciais da Educação Infantil provoca na aquisição de língua estrangeira. Para isso, exploramos no referencial teórico algumas teorias a respeito da aquisição da língua materna e da língua estrangeira, com ênfase nos estudos sobre interação social, formação de conceitos e assimilação de língua estrangeira. Em seguida, discutimos as estratégias pedagógicas em articulação com o estudo sobre a brincadeira no desenvolvimento infantil. Esta pesquisa é um relato de experiência, em que apresentamos situações e experiências vivenciadas no ambiente escolar. Investigamos duas turmas de séries iniciais da Educação Infantil, analisando a interação entre os pares, além do uso de estratégias docentes para auxiliar os alunos na construção do conhecimento. Concluímos, pela análise da informação, que o processo de aquisição de língua estrangeira em contexto de instrução formal sem imersão na língua-alvo se torna muito mais limitado e difícil; que o fator idade traz benefícios e dificuldades; e que as estratégias pedagógicas devem ser constantemente ajustadas às necessidades do público onde serão empregadas, para que o ensino seja eficiente e a aquisição da língua estrangeira aconteça." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINCADEIRA, CONCEITOS LINGUÍSTICOS, ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID4984_26082015224615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA RAQUEL DE CASTRO CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "ÉRICA CAVALCANTE" "autor_email" => "cavalcante.erc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }