SILVA, Braulio Maciel et al.. Pais, filhos e escola: os desafios da educação contemporânea. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16669>. Acesso em: 21/11/2024 17:07
Tendo em vista que a atual sociedade representada pelas novas famílias tem modificado o comportamento das crianças e dos jovens, fazendo com que novas necessidades surjam no âmbito sócio educacional, o presente trabalho faz uma análise da participação da família no desenvolvimento escolar da criança, em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Tertuliano Maciel, em Queimadas, PB. O estudo fundamenta-se na Psicologia sócio histórica, tendo caráter descritivo, a metodologia aplicada foi qualitativa e foi feito um estudo de caso com dois alunos e suas respectivas mães, além da professora da turma. A coleta de dados foi feita através de observação participante e de entrevista com as mães e com a docente. Devido as novas configurações de família, é mister que a escola utilize mecanismos renovados para discutir sobre a forma como os pais atuais contribuem para o desenvolvimento dos filhos no ambiente escolar, a partir de seu comportamento em sala de aula e nas relações com os professores e com os colegas. O objetivo geral deste trabalho é investigar como ocorrem as relações familiares e suas repercussões no desenvolvimento escolar e no comportamento dos filhos neste ambiente. A pesquisa detectou algumas concepções e práticas escolares que dialogam com os referenciais teóricos expostos neste trabalho, entretanto, a importância do diálogo entre escola e família a partir do comportamento dos estudantes no âmbito escolar, encontra-se em controvérsia com as ações familiares apresentadas.