Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GEOCONSERVAÇÃO NA FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNADEMTAL II

Palavra-chaves: GEOGRAFIA, GEOCONSERVAÇÃO, GEOCIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Ambiental
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15166
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1668
    "inscrito_id" => 5984
    "titulo" => "A GEOCONSERVAÇÃO NA FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNADEMTAL II"
    "resumo" => "O trabalho reúne os resultados finais do projeto: Sistema Terra, Dinamismo Geológico e Ação Humana desenvolvido em uma escola de Rede Pública Estadual de Maceió/AL desenvolvido durante nove meses nas aulas de Geografia em três turmas do 8º ano (A, B e C) com aproximadamente 45 alunos por turma. A partir das dificuldades dos alunos sobre as questões do Meio Ambiente e os conteúdos de Geologia. O mesmo faz parte das ações do projeto PIBID Interdisciplinar: Conexão de Saberes sobre Geociências com Intervenção Pedagógica e Linguística no Ensino Fundamental de Alagoas. Tem como objetivos: 1- incentivar a prática da Geoconservação a partir de conteúdos geológicos no ensino fundamental I; 2- demonstrar a relação entre Geoconservação e Biodiversidade praticando a preservação e conservação ambiental na busca de uma aprendizagem significativa e; 3- mediar uma formação socioambiental através dos conhecimentos prévios dos alunos e da realidade dos mesmos. Para a concretude deste trabalho na escola levaram-se em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, a localidade dos mesmos e os meios de comunicação, além de um trabalho que envolvesse a prática dentro e fora da sala de aula.  Através de seis etapas se estabeleceu uma sistematização de informação e conhecimento (empírico e cientifico). Levando os a compreender a importância da Geoconservação. E a ter uma atitude socioambiental construtiva. Portanto, o projeto incentivou de forma paulatina os alunos a compreender a importância da Geoconservação a partir da construção de saberes que, na prática, relacionaram a Geodiversidade com a Biodiversidade. Propiciou uma atitude socioambiental construtiva e, portanto, uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, GEOCONSERVAÇÃO, GEOCIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID5984_07092015234037.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILAINE SANTINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSILAINE S."
    "autor_email" => "josy_hoje@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15166
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1668
    "inscrito_id" => 5984
    "titulo" => "A GEOCONSERVAÇÃO NA FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNADEMTAL II"
    "resumo" => "O trabalho reúne os resultados finais do projeto: Sistema Terra, Dinamismo Geológico e Ação Humana desenvolvido em uma escola de Rede Pública Estadual de Maceió/AL desenvolvido durante nove meses nas aulas de Geografia em três turmas do 8º ano (A, B e C) com aproximadamente 45 alunos por turma. A partir das dificuldades dos alunos sobre as questões do Meio Ambiente e os conteúdos de Geologia. O mesmo faz parte das ações do projeto PIBID Interdisciplinar: Conexão de Saberes sobre Geociências com Intervenção Pedagógica e Linguística no Ensino Fundamental de Alagoas. Tem como objetivos: 1- incentivar a prática da Geoconservação a partir de conteúdos geológicos no ensino fundamental I; 2- demonstrar a relação entre Geoconservação e Biodiversidade praticando a preservação e conservação ambiental na busca de uma aprendizagem significativa e; 3- mediar uma formação socioambiental através dos conhecimentos prévios dos alunos e da realidade dos mesmos. Para a concretude deste trabalho na escola levaram-se em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, a localidade dos mesmos e os meios de comunicação, além de um trabalho que envolvesse a prática dentro e fora da sala de aula.  Através de seis etapas se estabeleceu uma sistematização de informação e conhecimento (empírico e cientifico). Levando os a compreender a importância da Geoconservação. E a ter uma atitude socioambiental construtiva. Portanto, o projeto incentivou de forma paulatina os alunos a compreender a importância da Geoconservação a partir da construção de saberes que, na prática, relacionaram a Geodiversidade com a Biodiversidade. Propiciou uma atitude socioambiental construtiva e, portanto, uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, GEOCONSERVAÇÃO, GEOCIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID5984_07092015234037.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILAINE SANTINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSILAINE S."
    "autor_email" => "josy_hoje@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O trabalho reúne os resultados finais do projeto: Sistema Terra, Dinamismo Geológico e Ação Humana desenvolvido em uma escola de Rede Pública Estadual de Maceió/AL desenvolvido durante nove meses nas aulas de Geografia em três turmas do 8º ano (A, B e C) com aproximadamente 45 alunos por turma. A partir das dificuldades dos alunos sobre as questões do Meio Ambiente e os conteúdos de Geologia. O mesmo faz parte das ações do projeto PIBID Interdisciplinar: Conexão de Saberes sobre Geociências com Intervenção Pedagógica e Linguística no Ensino Fundamental de Alagoas. Tem como objetivos: 1- incentivar a prática da Geoconservação a partir de conteúdos geológicos no ensino fundamental I; 2- demonstrar a relação entre Geoconservação e Biodiversidade praticando a preservação e conservação ambiental na busca de uma aprendizagem significativa e; 3- mediar uma formação socioambiental através dos conhecimentos prévios dos alunos e da realidade dos mesmos. Para a concretude deste trabalho na escola levaram-se em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, a localidade dos mesmos e os meios de comunicação, além de um trabalho que envolvesse a prática dentro e fora da sala de aula. Através de seis etapas se estabeleceu uma sistematização de informação e conhecimento (empírico e cientifico). Levando os a compreender a importância da Geoconservação. E a ter uma atitude socioambiental construtiva. Portanto, o projeto incentivou de forma paulatina os alunos a compreender a importância da Geoconservação a partir da construção de saberes que, na prática, relacionaram a Geodiversidade com a Biodiversidade. Propiciou uma atitude socioambiental construtiva e, portanto, uma aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.