O trabalho reúne os resultados finais do projeto: Sistema Terra, Dinamismo Geológico e Ação Humana desenvolvido em uma escola de Rede Pública Estadual de Maceió/AL desenvolvido durante nove meses nas aulas de Geografia em três turmas do 8º ano (A, B e C) com aproximadamente 45 alunos por turma. A partir das dificuldades dos alunos sobre as questões do Meio Ambiente e os conteúdos de Geologia. O mesmo faz parte das ações do projeto PIBID Interdisciplinar: Conexão de Saberes sobre Geociências com Intervenção Pedagógica e Linguística no Ensino Fundamental de Alagoas. Tem como objetivos: 1- incentivar a prática da Geoconservação a partir de conteúdos geológicos no ensino fundamental I; 2- demonstrar a relação entre Geoconservação e Biodiversidade praticando a preservação e conservação ambiental na busca de uma aprendizagem significativa e; 3- mediar uma formação socioambiental através dos conhecimentos prévios dos alunos e da realidade dos mesmos. Para a concretude deste trabalho na escola levaram-se em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, a localidade dos mesmos e os meios de comunicação, além de um trabalho que envolvesse a prática dentro e fora da sala de aula. Através de seis etapas se estabeleceu uma sistematização de informação e conhecimento (empírico e cientifico). Levando os a compreender a importância da Geoconservação. E a ter uma atitude socioambiental construtiva. Portanto, o projeto incentivou de forma paulatina os alunos a compreender a importância da Geoconservação a partir da construção de saberes que, na prática, relacionaram a Geodiversidade com a Biodiversidade. Propiciou uma atitude socioambiental construtiva e, portanto, uma aprendizagem significativa.