QUE REFERENCIAS ORIENTAM AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PAU DOS FERROS?
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16853 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 367 "inscrito_id" => 4865 "titulo" => "QUE REFERENCIAS ORIENTAM AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PAU DOS FERROS?" "resumo" => """ O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa que está sendo desenvolvida em três escolas públicas estaduais, em Pau dos Ferros/RN, com o objetivo de analisar quais os referenciais que orientam as ações de Educação Ambiental em escolas públicas de Pau dos Ferros; Refletir acerca dos principais aportes conceituais de Educação Ambiental existentes; Identificar quais os referenciais teórico-metodológicos disponibilizados para as escolas delimitadas;\tDestacar quais desses referenciais são utilizados na prática docente nas escolas estudadas.\r\n Para isso, buscaremos o referencial teórico existente sobre o tema, principalmente na definição do conceito de Educação Ambiental e os referenciais que norteiam a Educação Ambiental no Brasil. Fazemos uma caracterização do objeto de estudo, para compreensão da realidade social em que estão inseridas e da clientela atendida. Analisaremos os documentos orientadores dessas escolas, como Projeto Político Pedagógico, relatórios de encontros de formação docente, dada a importância desses documentos e necessidade de formação para a constante melhoria da performance docente. Através de entrevistas com o apoio pedagógico, analisaremos se os encontros para formação continuada abordam a temática. Faremos um levantamento da bibliografia existente nas Escolas e disponibilizada para os professores sobre a temática; Por meio de questionários semiestruturados, analisaremos o conceito de Educação Ambiental e os referenciais teórico-metodológicos usados pelos professores na realização de ações de Educação Ambiental. Por último, tecemos considerações acerca do trabalho desenvolvido e do tema abordado. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLAS, REFERENCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID4865_06082015170554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HORTÊNCIA PESSOA RÊGO GOMES" "autor_nome_curto" => "HORTÊNCIA PESSOA" "autor_email" => "hortenciapessoa@bol.com.b" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16853 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 367 "inscrito_id" => 4865 "titulo" => "QUE REFERENCIAS ORIENTAM AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PAU DOS FERROS?" "resumo" => """ O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa que está sendo desenvolvida em três escolas públicas estaduais, em Pau dos Ferros/RN, com o objetivo de analisar quais os referenciais que orientam as ações de Educação Ambiental em escolas públicas de Pau dos Ferros; Refletir acerca dos principais aportes conceituais de Educação Ambiental existentes; Identificar quais os referenciais teórico-metodológicos disponibilizados para as escolas delimitadas;\tDestacar quais desses referenciais são utilizados na prática docente nas escolas estudadas.\r\n Para isso, buscaremos o referencial teórico existente sobre o tema, principalmente na definição do conceito de Educação Ambiental e os referenciais que norteiam a Educação Ambiental no Brasil. Fazemos uma caracterização do objeto de estudo, para compreensão da realidade social em que estão inseridas e da clientela atendida. Analisaremos os documentos orientadores dessas escolas, como Projeto Político Pedagógico, relatórios de encontros de formação docente, dada a importância desses documentos e necessidade de formação para a constante melhoria da performance docente. Através de entrevistas com o apoio pedagógico, analisaremos se os encontros para formação continuada abordam a temática. Faremos um levantamento da bibliografia existente nas Escolas e disponibilizada para os professores sobre a temática; Por meio de questionários semiestruturados, analisaremos o conceito de Educação Ambiental e os referenciais teórico-metodológicos usados pelos professores na realização de ações de Educação Ambiental. Por último, tecemos considerações acerca do trabalho desenvolvido e do tema abordado. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLAS, REFERENCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID4865_06082015170554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HORTÊNCIA PESSOA RÊGO GOMES" "autor_nome_curto" => "HORTÊNCIA PESSOA" "autor_email" => "hortenciapessoa@bol.com.b" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }