Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROJETO “MATEMÁTICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA”

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16531
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 629
    "inscrito_id" => 1116
    "titulo" => "O PROJETO “MATEMÁTICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA”"
    "resumo" => "O referido estudo consiste na descrição de um projeto educativo que foi realizado na Escola Normal Estadual Cassiano Ribeiro Coutinho, situada na cidade de Sapé/PB. No decorrer da concretização do Projeto “Matemática, Saúde e Qualidade de Vida”, buscamos a interação com outras disciplinas na tentativa de melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Salientando que é preciso conduzir a expansão do conhecimento para além da escola, considerando o cotidiano da sociedade, potencializar o aprendizado e contribuir para a formação do cidadão. Com isso, optamos a saúde como tema transversal.  Dessa forma, foi possível estimular os alunos a compreender a importância e presença contínua da Matemática através da busca pela qualidade de vida, a partir da experiência com este projeto, aplicou-se a Matemática a questões concernentes a saúde e também a qualidade de vida, foram realizadas atividades com gráficos estatísticos sobre os índices de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), tabelas relativas ao cálculo do índice de massa corpórea (IMC), além de outras atividades que condizem com a saúde, a qualidade de vida dos alunos, e a utilização da matemática. Este estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, onde foram coletados informações e registros acerca do projeto desenvolvido. Temos como objetivo, contextualizar o ensino da matemática enfatizando suas contribuições na busca de saúde e melhor qualidade de vida, contribuindo para a formação de um sujeito crítico. Constatamos que é preciso inserir a matemática ao cotidiano dos alunos, de modo que, o permita a sintetização de conhecimentos matemáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID1116_15082015003931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DA SILVA PEQUENO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA PEQUENO"
    "autor_email" => "mariajpequeno@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16531
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 629
    "inscrito_id" => 1116
    "titulo" => "O PROJETO “MATEMÁTICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA”"
    "resumo" => "O referido estudo consiste na descrição de um projeto educativo que foi realizado na Escola Normal Estadual Cassiano Ribeiro Coutinho, situada na cidade de Sapé/PB. No decorrer da concretização do Projeto “Matemática, Saúde e Qualidade de Vida”, buscamos a interação com outras disciplinas na tentativa de melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Salientando que é preciso conduzir a expansão do conhecimento para além da escola, considerando o cotidiano da sociedade, potencializar o aprendizado e contribuir para a formação do cidadão. Com isso, optamos a saúde como tema transversal.  Dessa forma, foi possível estimular os alunos a compreender a importância e presença contínua da Matemática através da busca pela qualidade de vida, a partir da experiência com este projeto, aplicou-se a Matemática a questões concernentes a saúde e também a qualidade de vida, foram realizadas atividades com gráficos estatísticos sobre os índices de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), tabelas relativas ao cálculo do índice de massa corpórea (IMC), além de outras atividades que condizem com a saúde, a qualidade de vida dos alunos, e a utilização da matemática. Este estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, onde foram coletados informações e registros acerca do projeto desenvolvido. Temos como objetivo, contextualizar o ensino da matemática enfatizando suas contribuições na busca de saúde e melhor qualidade de vida, contribuindo para a formação de um sujeito crítico. Constatamos que é preciso inserir a matemática ao cotidiano dos alunos, de modo que, o permita a sintetização de conhecimentos matemáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID1116_15082015003931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DA SILVA PEQUENO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA PEQUENO"
    "autor_email" => "mariajpequeno@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O referido estudo consiste na descrição de um projeto educativo que foi realizado na Escola Normal Estadual Cassiano Ribeiro Coutinho, situada na cidade de Sapé/PB. No decorrer da concretização do Projeto “Matemática, Saúde e Qualidade de Vida”, buscamos a interação com outras disciplinas na tentativa de melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Salientando que é preciso conduzir a expansão do conhecimento para além da escola, considerando o cotidiano da sociedade, potencializar o aprendizado e contribuir para a formação do cidadão. Com isso, optamos a saúde como tema transversal. Dessa forma, foi possível estimular os alunos a compreender a importância e presença contínua da Matemática através da busca pela qualidade de vida, a partir da experiência com este projeto, aplicou-se a Matemática a questões concernentes a saúde e também a qualidade de vida, foram realizadas atividades com gráficos estatísticos sobre os índices de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), tabelas relativas ao cálculo do índice de massa corpórea (IMC), além de outras atividades que condizem com a saúde, a qualidade de vida dos alunos, e a utilização da matemática. Este estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, onde foram coletados informações e registros acerca do projeto desenvolvido. Temos como objetivo, contextualizar o ensino da matemática enfatizando suas contribuições na busca de saúde e melhor qualidade de vida, contribuindo para a formação de um sujeito crítico. Constatamos que é preciso inserir a matemática ao cotidiano dos alunos, de modo que, o permita a sintetização de conhecimentos matemáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.