O PROJETO “MATEMÁTICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA”
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16531 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 629 "inscrito_id" => 1116 "titulo" => "O PROJETO “MATEMÁTICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA”" "resumo" => "O referido estudo consiste na descrição de um projeto educativo que foi realizado na Escola Normal Estadual Cassiano Ribeiro Coutinho, situada na cidade de Sapé/PB. No decorrer da concretização do Projeto “Matemática, Saúde e Qualidade de Vida”, buscamos a interação com outras disciplinas na tentativa de melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Salientando que é preciso conduzir a expansão do conhecimento para além da escola, considerando o cotidiano da sociedade, potencializar o aprendizado e contribuir para a formação do cidadão. Com isso, optamos a saúde como tema transversal. Dessa forma, foi possível estimular os alunos a compreender a importância e presença contínua da Matemática através da busca pela qualidade de vida, a partir da experiência com este projeto, aplicou-se a Matemática a questões concernentes a saúde e também a qualidade de vida, foram realizadas atividades com gráficos estatísticos sobre os índices de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), tabelas relativas ao cálculo do índice de massa corpórea (IMC), além de outras atividades que condizem com a saúde, a qualidade de vida dos alunos, e a utilização da matemática. Este estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, onde foram coletados informações e registros acerca do projeto desenvolvido. Temos como objetivo, contextualizar o ensino da matemática enfatizando suas contribuições na busca de saúde e melhor qualidade de vida, contribuindo para a formação de um sujeito crítico. Constatamos que é preciso inserir a matemática ao cotidiano dos alunos, de modo que, o permita a sintetização de conhecimentos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID1116_15082015003931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DA SILVA PEQUENO" "autor_nome_curto" => "MARIA PEQUENO" "autor_email" => "mariajpequeno@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16531 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 629 "inscrito_id" => 1116 "titulo" => "O PROJETO “MATEMÁTICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA”" "resumo" => "O referido estudo consiste na descrição de um projeto educativo que foi realizado na Escola Normal Estadual Cassiano Ribeiro Coutinho, situada na cidade de Sapé/PB. No decorrer da concretização do Projeto “Matemática, Saúde e Qualidade de Vida”, buscamos a interação com outras disciplinas na tentativa de melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Salientando que é preciso conduzir a expansão do conhecimento para além da escola, considerando o cotidiano da sociedade, potencializar o aprendizado e contribuir para a formação do cidadão. Com isso, optamos a saúde como tema transversal. Dessa forma, foi possível estimular os alunos a compreender a importância e presença contínua da Matemática através da busca pela qualidade de vida, a partir da experiência com este projeto, aplicou-se a Matemática a questões concernentes a saúde e também a qualidade de vida, foram realizadas atividades com gráficos estatísticos sobre os índices de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), tabelas relativas ao cálculo do índice de massa corpórea (IMC), além de outras atividades que condizem com a saúde, a qualidade de vida dos alunos, e a utilização da matemática. Este estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, onde foram coletados informações e registros acerca do projeto desenvolvido. Temos como objetivo, contextualizar o ensino da matemática enfatizando suas contribuições na busca de saúde e melhor qualidade de vida, contribuindo para a formação de um sujeito crítico. Constatamos que é preciso inserir a matemática ao cotidiano dos alunos, de modo que, o permita a sintetização de conhecimentos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID1116_15082015003931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DA SILVA PEQUENO" "autor_nome_curto" => "MARIA PEQUENO" "autor_email" => "mariajpequeno@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }