UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA SOBRE DESIGN DE JOGOS EDUCATIVOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17036 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 424 "inscrito_id" => 5342 "titulo" => "UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA SOBRE DESIGN DE JOGOS EDUCATIVOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Os jogos cooperativos adquiriram importância no campo das metodologias educativas por serem uma linguagem acessível aos jovens, propensa ao trabalho conjuntos e a resolução de problemas que seriam de difícil acesso de forma individual. Essa metodologia proporciona o uso e o aprendizado de habilidades e competências comuns de forma conjunta, valorizando o aprender com o outro, no entanto, a concepção destes jogos ainda é emblemática aos educadores já que o campo de estudos apresenta apenas ações pontuais, sobretudo, quando tratamos de metodologias para criação de jogos. Nosso objetivo, com este estudo, é o de contribuir para o campo metodológico, fornecendo uma ferramenta experimentada pelo LIJC - UFCA, na concepção de jogos cooperativos, que estrutura e inter-relaciona o processo criativo de tomada de decisão. Para tal aporte utilizamos de pesquisa bibliográfica, que permeia tanto o artigo como a metodologia de criação do jogos, bem como pesquisa exploratória e o relato de experiência da produção da CRIATIVA, metodologia educativa que se estrutura por meio dos jogos cooperativos, produto refinado pelo projeto de extensão e aplicado a participantes de diversas instituições. Este trabalho resultou em uma atividade de caráter lúdico, repleta de significados e estruturada em conceitos como a educação horizontal, o aprender com o outro, o respeito mútuo e a dialógica; onde concluímos que para o sucesso de um método, o aporte conceitual e a experimentação devem estar aliadas, sem esquecer a primazia do sentido de uma educação integral do ser humano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "JOGOS COOPERATIVOS, METODOLOGIA, EDUCAÇÃO, INTER-RELAÇÃO, INTER-RELAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID5342_10082015131221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON ANTUNES" "autor_nome_curto" => "JEFERSON ANTUNES" "autor_email" => "jefersonantunes@cariri.uf" "autor_ies" => "URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17036 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 424 "inscrito_id" => 5342 "titulo" => "UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA SOBRE DESIGN DE JOGOS EDUCATIVOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Os jogos cooperativos adquiriram importância no campo das metodologias educativas por serem uma linguagem acessível aos jovens, propensa ao trabalho conjuntos e a resolução de problemas que seriam de difícil acesso de forma individual. Essa metodologia proporciona o uso e o aprendizado de habilidades e competências comuns de forma conjunta, valorizando o aprender com o outro, no entanto, a concepção destes jogos ainda é emblemática aos educadores já que o campo de estudos apresenta apenas ações pontuais, sobretudo, quando tratamos de metodologias para criação de jogos. Nosso objetivo, com este estudo, é o de contribuir para o campo metodológico, fornecendo uma ferramenta experimentada pelo LIJC - UFCA, na concepção de jogos cooperativos, que estrutura e inter-relaciona o processo criativo de tomada de decisão. Para tal aporte utilizamos de pesquisa bibliográfica, que permeia tanto o artigo como a metodologia de criação do jogos, bem como pesquisa exploratória e o relato de experiência da produção da CRIATIVA, metodologia educativa que se estrutura por meio dos jogos cooperativos, produto refinado pelo projeto de extensão e aplicado a participantes de diversas instituições. Este trabalho resultou em uma atividade de caráter lúdico, repleta de significados e estruturada em conceitos como a educação horizontal, o aprender com o outro, o respeito mútuo e a dialógica; onde concluímos que para o sucesso de um método, o aporte conceitual e a experimentação devem estar aliadas, sem esquecer a primazia do sentido de uma educação integral do ser humano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "JOGOS COOPERATIVOS, METODOLOGIA, EDUCAÇÃO, INTER-RELAÇÃO, INTER-RELAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID5342_10082015131221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON ANTUNES" "autor_nome_curto" => "JEFERSON ANTUNES" "autor_email" => "jefersonantunes@cariri.uf" "autor_ies" => "URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }