Este trabalho é fruto de uma experiência de ensino de matemática desenvolvida durante o Estágio Supervisionado, denominada Projeto ArtMat, vivenciada com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede municipal de Junqueiro/AL. A motivação para o desenvolvimento desse trabalho ocorreu a partir da identificação das lacunas na aprendizagem de conceitos geométricos advindos de um ensino no modelo estritamente tradicional. A proposta foi fundamentada no uso do jogo como recurso metodológico para o ensino de matemática e desenvolvida a partir da interação e mediação entre alunos e estagiários. O jogo utilizado foi o Tangram e os resultados apontam que essa experiência possibilitou o entendimento de que o jogo pode ser considerado um importante recurso didático para a investigação da capacidade de análise, percepção e raciocínio lógico dos alunos, envolvendo figuras geométricas, levando a acreditar que a apropriação de conceitos matemáticos passa a ser mais eficaz quando o professor convida o aluno a participar do processo de ensino e aprendizagem a partir de aula práticas, como o uso do material didático.