O livro de imagem é aquele que possui uma narrativa construída sem a utilização do enunciado verbal, e que, ao dar conta da descrição de personagens e ambientes e do encadeamento das ações de uma história, apenas por meio de ilustrações, oferece a possibilidade de que as crianças se constituam como leitores antes mesmo do processo de alfabetização. O presente estudo configura-se como uma pesquisa bibliográfica, a qual objetiva discutir, teoricamente, sobre a importância da leitura da linguagem visual para a formação do leitor iniciante. Mais precisamente, tem por finalidade apresentar uma proposta metodológica para a leitura do livro de imagem “A flor do lado de lá”, de Roger Melo. Tal proposta é desenvolvida a partir das seguintes etapas: exploração da capa; leitura do livro por meio das estratégias leitoras e; realização da síntese do lido. Por fim, destaca-se que não se pretende que a referida proposta de leitura seja vista como um caminho único de abordagem do texto em foco, mas sim, que possa contribuir para a reflexão sobre os diversos caminhos de abordagem dos livros de imagens com vistas à formação de leitores proficientes.