A violência é um fenômeno social que vem atingindo a sociedade de forma geral e em grande escala, ocasionando diversos agravos e malefícios a sociedade e atingindo de forma significativa o público infanto-juvenil, que encontram-se mais vulneráveis. Destarte, o objetivo deste trabalho é relacionar as discussões e pesquisas sobre o papel da escola frente a violência em crianças e adolescentes que configura-se como um problema de saúde pública de grande magnitude que tem provocado forte impacto na morbidade e na mortalidade de toda a população. A metodologia utilizada consiste no método descritivo, e as técnicas utilizadas foram da pesquisa explicativa e da pesquisa bibliográfica exploratória a partir do levantamento bibliográfico, por meio de livros, artigos, dissertações e periódicos online com a finalidade de oferecer um fundamento teórico. A violência nas escolas tem sido algo cada vez mais frequente, tanto em suas dimensões quanto nos aspectos. A escola deve estar aberta para discutir e prevenir tais comportamentos, apresentando como um espaço que pode contribuir com o desenvolvimento de comportamentos socialmente favoráveis, como também, possibilitar trabalhar estratégias que ajudem na conscientização dos danos ocasionado pela violência. Diante deste levantamento, perceber-se o quanto se faz necessário o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas a esta população, sendo primordial analisar o contexto em que esses jovens estão inseridos, efetivando de fato as políticas públicas que visem a proteção desses sujeitos, criando espaços de debates sobre implementações e ações que sejam cada vez mais efetivas contra a violação de direitos humanos.