Os procedimentos didáticos que permeiam o ensino de qualquer disciplina fazem parte de uma atividade maior que é o planejamento de ensino, uma espécie de previsão de necessidades e realização de uma ação pretendida. Por isso, o planejamento alia a teoria apreendida pelo professor e prática de ensino aplicada junto aos alunos, haja vista que esses dois eixos agem como núcleo articulador no processo de formação, com um trabalho desenvolvido de forma integrada, indissociável e complementar. Nesse sentido, o nosso objetivo é descrever os procedimentos didáticos mobilizados por nós, enquanto estagiárias, no ensino do gênero memória literária numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental II. De modo especifico, descrevemos as etapas de planejamento realizadas a fim de buscarmos promover para os alunos o ensino de leitura e escrita mediante a aplicabilidade do gênero memória. Para tanto, realizamos um planejamento pautado na concepção de ensino como prática de interação e utilizamos, para fins de análise a metodologia descritiva, de natureza qualitativa. Nas aulas mediatizadas levamos para os alunos não só o gênero memória como objeto de estudo e ensino mas buscávamos o conhecimento por meio de outros gêneros textuais como música, poemas e textos remetentes a lembranças. No tocante ao nosso suporte teórico, tomamos como referência as diretrizes de base, além de Fávero (2001), Freire (2003), Kock (2012), entre outros. Ao final dessa prática, pudemos perceber que o trabalho com o gênero permitiu que os alunos criassem e recriassem suas lembranças, afim de resgatar fatos marcantes em sua vida. Dessa forma, podemos afirmar que os alunos foram capazes de desenvolver habilidades e competências de leitura e produção de texto.