Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DE ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS NA CORREÇÃO DA DEFASAGEM IDADE/SÉRIE – PERCEPÇÕES DE PESQUISA NOS PEQUENOS MUNICIPIOS DO VALE DO RIO DOS SINOS/RS.

Palavra-chaves: DEFASAGEM IDADE/SÉRIE, POLÍTICAS EDUCACIONAIS MUNICIPAIS, ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente texto traz como temas centrais de discussão a defasagrm idade/série e o fracasso escolar sob a perspectiva das políticas municipais de educação e administração educacional realizado pela Secretaria Municipal de Educação no município. Este estudo desdobra-se da pesquisa de mestrado realizada na Região do Vale do Rio dos Sinos/RS, que investigou a defasagem idade/série e as políticas municipais de educação para melhoria do ensino. A pesquisa iniciou com os dados educacionais divulgados em 2009, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeixa/INEP. O período de analise centraliza as ações educacionais propostas e implantadas anos de 2009 a 2012 pelos municípios investigados. As metodologias utilizadas foram análise documental e entrevistas semi-estruturadas com os dirigentes educacionais, posteriormente utilizou-se dos estudos comparativos nas análises realizadas. Nesta escrita, o foco de discussão são os pequenos municípios e as políticas educacionais, que visavam à aprendizagem efetiva dos alunos que estavam em situação de defasagem idade/série e seu posterior sucesso mensurado através da aprovação no ano letivo. A qualidade da educação possui muitas vertentes e perspectivas, mas neste texto, a qualidade é especificamente vista através da aprovação com o avanço do aluno no sistema educacional público. Os dados educacionais de 2013 foram usados neste texto como complementação às conclusões, que versam sobre a falta de desenvolvimento e implantação de ações educacionais consistentes a superação da distorção idade/série na maioria dos municípios investigados. No município onde se encontrou políticas direcionadas a aprendizagem dos alunos, os avanços foram significativos à educação com melhoria mensurada nos índices educacionais. As conclusões também versam sobre o gerenciamento educacional nos municípios. Constatou-se, nesta pesquisa, que a gestão municipal, requer avanços bastante significativos a democratização e efetivação de ações administrativas responsáveis com o avanço do município na qualidade de sua educação.

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