Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O FAZER DOCENTE DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, , EDUCAÇÃO INFANTIL, , LEITURA, , ESCRITA. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16442
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1652
    "inscrito_id" => 115
    "titulo" => "O FAZER DOCENTE DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A criança faz parte de um mundo letrado desde o seu nascimento, pois já interage com números, letras, figuras e outros códigos. Desse modo, é natural que ela se interesse cada vez mais por situações em que a linguagem escrita se faz presente. Ao chegar à pré-escola, esta precisa dar continuidade às vivências da criança com a escrita de forma significativa para que ela sinta prazer em aprender. Partindo deste princípio, o presente estudo buscou verificar a prática pedagógica de uma docente da Educação Infantil, observando se a proposta desenvolvida contempla práticas do alfabetizar letrando. O estudo, de natureza qualitativa, trata-se de um recorte de um trabalho monográfico realizado em 2014. A investigação realizou-se em uma instituição pública de Educação Infantil da cidade de Campina Grande – PB. De início procedeu-se uma revisão da literatura sobre alfabetização e letramento, na sequência deu-se a pesquisa de campo e a análise dos dados. Para a coleta de dados lançamos mão de entrevista semiestruturada junto a uma professora da instituição campo de pesquisa, bem como da observação de rotinas sobre práticas de alfabetização com o olhar voltado para a perspectiva do letramento. Pudemos constatar que há casos de práticas de oralidade e de escrita que apresentam indícios da perspectiva do alfabetizar letrando, porém em grande parte das atividades observadas há o predomínio do trabalho com letras, sílabas e palavras descontextualizadas, no sentido de fazer as crianças reproduzirem e memorizarem letras e famílias silábicas, não apresentando significado para a aprendizagem dos pequenos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO,, EDUCAÇÃO INFANTIL,, LEITURA,, ESCRITA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID115_07092015224926.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEM RAQUEL TEIXEIRA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL ARAUJO"
    "autor_email" => "carmemraquel@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16442
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1652
    "inscrito_id" => 115
    "titulo" => "O FAZER DOCENTE DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A criança faz parte de um mundo letrado desde o seu nascimento, pois já interage com números, letras, figuras e outros códigos. Desse modo, é natural que ela se interesse cada vez mais por situações em que a linguagem escrita se faz presente. Ao chegar à pré-escola, esta precisa dar continuidade às vivências da criança com a escrita de forma significativa para que ela sinta prazer em aprender. Partindo deste princípio, o presente estudo buscou verificar a prática pedagógica de uma docente da Educação Infantil, observando se a proposta desenvolvida contempla práticas do alfabetizar letrando. O estudo, de natureza qualitativa, trata-se de um recorte de um trabalho monográfico realizado em 2014. A investigação realizou-se em uma instituição pública de Educação Infantil da cidade de Campina Grande – PB. De início procedeu-se uma revisão da literatura sobre alfabetização e letramento, na sequência deu-se a pesquisa de campo e a análise dos dados. Para a coleta de dados lançamos mão de entrevista semiestruturada junto a uma professora da instituição campo de pesquisa, bem como da observação de rotinas sobre práticas de alfabetização com o olhar voltado para a perspectiva do letramento. Pudemos constatar que há casos de práticas de oralidade e de escrita que apresentam indícios da perspectiva do alfabetizar letrando, porém em grande parte das atividades observadas há o predomínio do trabalho com letras, sílabas e palavras descontextualizadas, no sentido de fazer as crianças reproduzirem e memorizarem letras e famílias silábicas, não apresentando significado para a aprendizagem dos pequenos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO,, EDUCAÇÃO INFANTIL,, LEITURA,, ESCRITA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID115_07092015224926.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEM RAQUEL TEIXEIRA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL ARAUJO"
    "autor_email" => "carmemraquel@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A criança faz parte de um mundo letrado desde o seu nascimento, pois já interage com números, letras, figuras e outros códigos. Desse modo, é natural que ela se interesse cada vez mais por situações em que a linguagem escrita se faz presente. Ao chegar à pré-escola, esta precisa dar continuidade às vivências da criança com a escrita de forma significativa para que ela sinta prazer em aprender. Partindo deste princípio, o presente estudo buscou verificar a prática pedagógica de uma docente da Educação Infantil, observando se a proposta desenvolvida contempla práticas do alfabetizar letrando. O estudo, de natureza qualitativa, trata-se de um recorte de um trabalho monográfico realizado em 2014. A investigação realizou-se em uma instituição pública de Educação Infantil da cidade de Campina Grande – PB. De início procedeu-se uma revisão da literatura sobre alfabetização e letramento, na sequência deu-se a pesquisa de campo e a análise dos dados. Para a coleta de dados lançamos mão de entrevista semiestruturada junto a uma professora da instituição campo de pesquisa, bem como da observação de rotinas sobre práticas de alfabetização com o olhar voltado para a perspectiva do letramento. Pudemos constatar que há casos de práticas de oralidade e de escrita que apresentam indícios da perspectiva do alfabetizar letrando, porém em grande parte das atividades observadas há o predomínio do trabalho com letras, sílabas e palavras descontextualizadas, no sentido de fazer as crianças reproduzirem e memorizarem letras e famílias silábicas, não apresentando significado para a aprendizagem dos pequenos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.