Resumo: Este artigo é resultado da pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar as causas geradoras da indisciplina por estudantes do ensino médio, numa escola estadual, na perspectiva dos professores e o que estes têm feito para minimizá-las no processo de ensino-aprendizagem. Quanto à natureza desta investigação advém de uma pesquisa de campo, qualitativa, do tipo estudo de caso. O lócus da pesquisa foi uma escola estadual de Ensino Médio no município do Cabo de Santo Agostinho – PE, Brasil, onde se teve como sujeitos sete professores. Os instrumentos para a coleta de dados deram-se por meio de: elaboração de roteiros para orientar observações em duas salas de aula do 1º ano, entrevistas com os professores que tiveram suas aulas observadas. No tocante à análise, foi utilizada a Análise de Discurso. Os dados coletados indicaram que as causas geradoras de indisciplina por estudantes do Ensino Médio, foram: desinteresse, uso de celular em momento de aula, conversas paralelas. Quanto ao fazer dos professores para minimizar essas causas geradoras de indisciplina no processo ensino-aprendizagem tem sido de forma isolada, cada um agindo a sua maneira em sala de aula.