CAUSAS GERADORAS DE INDISCIPLINA POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVA DOS PROFESSORES E SEU FAZER PARA MINIMIZÁ-LAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15598 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 692 "inscrito_id" => 5065 "titulo" => "CAUSAS GERADORAS DE INDISCIPLINA POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVA DOS PROFESSORES E SEU FAZER PARA MINIMIZÁ-LAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Resumo: Este artigo é resultado da pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar as causas geradoras da indisciplina por estudantes do ensino médio, numa escola estadual, na perspectiva dos professores e o que estes têm feito para minimizá-las no processo de ensino-aprendizagem. Quanto à natureza desta investigação advém de uma pesquisa de campo, qualitativa, do tipo estudo de caso. O lócus da pesquisa foi uma escola estadual de Ensino Médio no município do Cabo de Santo Agostinho – PE, Brasil, onde se teve como sujeitos sete professores. Os instrumentos para a coleta de dados deram-se por meio de: elaboração de roteiros para orientar observações em duas salas de aula do 1º ano, entrevistas com os professores que tiveram suas aulas observadas. No tocante à análise, foi utilizada a Análise de Discurso. Os dados coletados indicaram que as causas geradoras de indisciplina por estudantes do Ensino Médio, foram: desinteresse, uso de celular em momento de aula, conversas paralelas. Quanto ao fazer dos professores para minimizar essas causas geradoras de indisciplina no processo ensino-aprendizagem tem sido de forma isolada, cada um agindo a sua maneira em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO, INDISCIPLINA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID5065_16082015065359.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZELIA MARIA FREITAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ZELIA FREITAS" "autor_email" => "zeliamfs6@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15598 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 692 "inscrito_id" => 5065 "titulo" => "CAUSAS GERADORAS DE INDISCIPLINA POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVA DOS PROFESSORES E SEU FAZER PARA MINIMIZÁ-LAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Resumo: Este artigo é resultado da pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar as causas geradoras da indisciplina por estudantes do ensino médio, numa escola estadual, na perspectiva dos professores e o que estes têm feito para minimizá-las no processo de ensino-aprendizagem. Quanto à natureza desta investigação advém de uma pesquisa de campo, qualitativa, do tipo estudo de caso. O lócus da pesquisa foi uma escola estadual de Ensino Médio no município do Cabo de Santo Agostinho – PE, Brasil, onde se teve como sujeitos sete professores. Os instrumentos para a coleta de dados deram-se por meio de: elaboração de roteiros para orientar observações em duas salas de aula do 1º ano, entrevistas com os professores que tiveram suas aulas observadas. No tocante à análise, foi utilizada a Análise de Discurso. Os dados coletados indicaram que as causas geradoras de indisciplina por estudantes do Ensino Médio, foram: desinteresse, uso de celular em momento de aula, conversas paralelas. Quanto ao fazer dos professores para minimizar essas causas geradoras de indisciplina no processo ensino-aprendizagem tem sido de forma isolada, cada um agindo a sua maneira em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO, INDISCIPLINA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID5065_16082015065359.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZELIA MARIA FREITAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ZELIA FREITAS" "autor_email" => "zeliamfs6@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }