O presente trabalho tem a finalidade de analisar um método de ensino da função afim envolvendo seu processo de ensino e aprendizagem desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual na cidade de João Pessoa/PB. O trabalho foi desenvolvido através de atividades envolvendo duas turmas da referida série, totalizando 83 alunos envolvidos. Foram desenvolvidas três atividades onde o objetivo principal era o de observar as transformações feitas pelos alunos entre os diferentes tipos de representação da função afim, identificando suas facilidades e dificuldades. Essas formas de representação da função afim foram baseadas nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Tomamos como referencial teórico os trabalhos de Raymond Duval. De modo geral, podemos notar que tivemos a preocupação de identificar se os registros de representação semiótica foram meios facilitadores ou não na relação de transformação de representações da função afim. Portanto, exploramos enfaticamente a multiplicidade de representações da referida função, onde os alunos realizaram tarefas que exigiam a conversão entre os registros.