Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ATENDIDA PELO PIBID – BIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, CONCEPÇÕES PRÉVIAS, SAÚDE ESCOLAR Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esse trabalho pretende abordar o ensino de microbiologia e parasitologia: percepção de alunos do 8º ano do ensino fundamental em uma escola atendida pelo pibid – biologia. Umas das áreas da Biologia que apresenta uma grande diversidade são a de Microbiologia e Parasitologia Humana. Os microrganismos e parasitas estão presentes em muitos dos conteúdos de Ciências e Biologia tais como Citologia, Ecologia, Zoologia, Saúde Pública, Ciclos Biogeoquímicos, Genética e Biotecnologia. A realização do trabalho ocorreu durante os meses de março a junho de 2015, sendo desenvolvido no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA Sesqui.), João Pessoa, PB, com quatro turmas do 8º anos do Ensino Fundamental II. Os discentes do 8º ano do Ensino Fundamental receberam um questionário com cinco e sete questões respectivamente sobre as temáticas de Microbiologia e Parasitologia Humana. Foram aplicados questionários com os alunos do 8º ano do ensino fundamental com idade entre 12 a 14 anos. As questões que mais tiveram um peso maior foram às seguintes: Defina o que é microorganismo? Defina o que são parasitas? Outra questão abordada no questionário foi através de um texto que abordava características das bactérias, em seguidas os alunos eram questionados “Você acredita que todas as bactérias são perigosas e capazes de causar doenças? Porque?”. A partir dos resultados obtidos durante a pesquisa percebe-se que grande parte dos alunos conhecem a respeito dos microrganismos e parasitas através de suas respostas definição, habitat, transmissão, sintomas a prevenção. Sabe-se que os conteúdos abordados são importantes no cotidiano dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.