ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DA QUALIDADE DE ÁGUA NOS BEBEDOUROS DA ESCOLA E CONSCIETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE SEU CONSUMO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15447 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1477 "inscrito_id" => 6972 "titulo" => "ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DA QUALIDADE DE ÁGUA NOS BEBEDOUROS DA ESCOLA E CONSCIETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE SEU CONSUMO" "resumo" => "Tendo em vista que o ser humano é extremamente dependente de água para sua sobrevivência, deveríamos estar sempre preocupados quanto aos níveis de qualidade, contaminação, tratamento e manutenção da mesma, visto que a água contaminada por agentes patogênicos nocivos pode por em perigo a saúde e comprometer o desenvolvimento da sociedade. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi investigar a qualidade da água dos bebedouros de uma escola pública através da análise das propriedades físico-químicas, e conscientizando os estudantes sobre a importância do tratamento da mesma para seu consumo. O projeto foi realizado com 35 alunos da 3ª série do ensino médio, de uma escola pública da cidade de Caruaru-PE, e para coletar e analisar os dados utilizamos como instrumentos a escala universal de pH, circuitos eletroquímicos e um laser. Nessa direção, os resultados apontam que os valores de pH para as três amostras estão na faixa estabelecida pelo Ministério da Saúde, enquanto que a turbidez verificou-se que apenas na amostra de água mineral não houve dispersão da luz, mostrando dessa forma que não há partículas suspensas na amostra. Quanto à condutividade elétrica, a amostra de água da caixa d’água não apresentou condução, já amostra da água do bebedouro apresentou condução parcial e a amostra de água mineral conduziu perfeitamente a corrente elétrica. Com efeito, este trabalho contribuiu significativamente tanto para os estudantes como para a comunidade escolar no geral, desenvolvendo assim, a conscientização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "BEBEDOUROS, QUALIDADE DE ÁGUA, CONSCIENTIZAÇÃO DOS ESTUDANTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID6972_06092015222102.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ TATIANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TATIANO" "autor_email" => "jtatiano@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15447 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1477 "inscrito_id" => 6972 "titulo" => "ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DA QUALIDADE DE ÁGUA NOS BEBEDOUROS DA ESCOLA E CONSCIETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE SEU CONSUMO" "resumo" => "Tendo em vista que o ser humano é extremamente dependente de água para sua sobrevivência, deveríamos estar sempre preocupados quanto aos níveis de qualidade, contaminação, tratamento e manutenção da mesma, visto que a água contaminada por agentes patogênicos nocivos pode por em perigo a saúde e comprometer o desenvolvimento da sociedade. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi investigar a qualidade da água dos bebedouros de uma escola pública através da análise das propriedades físico-químicas, e conscientizando os estudantes sobre a importância do tratamento da mesma para seu consumo. O projeto foi realizado com 35 alunos da 3ª série do ensino médio, de uma escola pública da cidade de Caruaru-PE, e para coletar e analisar os dados utilizamos como instrumentos a escala universal de pH, circuitos eletroquímicos e um laser. Nessa direção, os resultados apontam que os valores de pH para as três amostras estão na faixa estabelecida pelo Ministério da Saúde, enquanto que a turbidez verificou-se que apenas na amostra de água mineral não houve dispersão da luz, mostrando dessa forma que não há partículas suspensas na amostra. Quanto à condutividade elétrica, a amostra de água da caixa d’água não apresentou condução, já amostra da água do bebedouro apresentou condução parcial e a amostra de água mineral conduziu perfeitamente a corrente elétrica. Com efeito, este trabalho contribuiu significativamente tanto para os estudantes como para a comunidade escolar no geral, desenvolvendo assim, a conscientização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "BEBEDOUROS, QUALIDADE DE ÁGUA, CONSCIENTIZAÇÃO DOS ESTUDANTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID6972_06092015222102.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ TATIANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TATIANO" "autor_email" => "jtatiano@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }