Tendo em vista que o ser humano é extremamente dependente de água para sua sobrevivência, deveríamos estar sempre preocupados quanto aos níveis de qualidade, contaminação, tratamento e manutenção da mesma, visto que a água contaminada por agentes patogênicos nocivos pode por em perigo a saúde e comprometer o desenvolvimento da sociedade. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi investigar a qualidade da água dos bebedouros de uma escola pública através da análise das propriedades físico-químicas, e conscientizando os estudantes sobre a importância do tratamento da mesma para seu consumo. O projeto foi realizado com 35 alunos da 3ª série do ensino médio, de uma escola pública da cidade de Caruaru-PE, e para coletar e analisar os dados utilizamos como instrumentos a escala universal de pH, circuitos eletroquímicos e um laser. Nessa direção, os resultados apontam que os valores de pH para as três amostras estão na faixa estabelecida pelo Ministério da Saúde, enquanto que a turbidez verificou-se que apenas na amostra de água mineral não houve dispersão da luz, mostrando dessa forma que não há partículas suspensas na amostra. Quanto à condutividade elétrica, a amostra de água da caixa d’água não apresentou condução, já amostra da água do bebedouro apresentou condução parcial e a amostra de água mineral conduziu perfeitamente a corrente elétrica. Com efeito, este trabalho contribuiu significativamente tanto para os estudantes como para a comunidade escolar no geral, desenvolvendo assim, a conscientização.