O presente texto constitui parte de uma pesquisa de mestrado, que investiga os saberes docentes mobilizados na prática pedagógica por professores de Literatura em uma escola da rede pública estadual da cidade de Angicos/RN, que lecionam literatura em turmas do Ensino Médio. A fundamentação teórica do estudo está centrada em trabalhos sobre os saberes docentes e nas discussões sobre o ensino de literatura e o letramento literário. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, de cunho sócio-histórica, cujo foco é analisar os discursos de professores de Literatura do Ensino Médio, que descrevem os saberes mobilizados em sua prática pedagógica; Além de compreender que importância os professores atribuem a construção desses saberes no âmbito da formação pessoal e profissional para a docência no ensino de Literatura. Adotamos como procedimentos metodológicos um questionário e uma entrevista coletiva sobre a prática docente. Na análise compreendemos que os professores reconhecem a construção dos saberes docentes, como os saberes da experiência, das disciplinas, da formação profissional e saberes pedagógicos entre outros, como relevantes para o exercício da docência. Ressaltando, que o repertório de saberes docentes, sejam empíricos ou não, fazem parte do cotidiano de cada professor que busca na sala de aula a construção de conhecimentos significativos ao aluno, oportunizando a ampliação de novos horizontes para sua aprendizagem.