O presente artigo tem como foco o estudo interdisciplinar realizado no Colégio Militar de Salvador (CMS) sobre a cultura dos ciganos calons brasileiros no contexto da educação artística. A justificativa do trabalho vincula-se aos programas elaborados no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), o qual o CMS está integrado entre os dos doze estabelecimentos de ensino monitorados pela Divisão de Ensino Preparatório Assistencial (DEPA). Na estrutura que o referido órgão lançou, novos olhares para se repensar ‘saberes e fazeres’ inseridos na cultura brasileira se tornou prioridade, em virtude da reformulação sofrida pelo órgão maior que estabelece as normas legais para todas as instituições de ensino vinculadas ao Exército Brasileiro (EB) que é o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX). Ademais, tendo como princípio o Ensino por Competências, é exigido o desenvolvimento de trabalhos internos que ressaltem as vivências interculturais, a diversidade e pluralidade cultural. Tomando como base a necessidade de esclarecer os pontos obscuros relativos aos preconceitos étnicos e raciais, e, uma vez levado em consideração pelos discentes a necessidade de compartilhar estudos que ainda são escassos sobre comunidades que não estão devidamente esclarecidas sobre a importância e relevância social na composição da formação brasileira, os integrantes do grupo de dança resolveram estudar, com mais profundidade, as evidências de que algumas danças poderiam ou não estará vinculadas à cultura cigana. Tendo como base a hipótese de sobre a formação brasileira no início da formação do povo brasileiro, nas colônias aqui formadas.