Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PRIMEIRA FASE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO, LUGAR, FORMAÇÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16398
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2192
    "inscrito_id" => 2521
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PRIMEIRA FASE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho propõe discutir o tripé existente entre o desenvolvimento da primeira fase da educação infantil no espaço escolar, a relação existente entre o professor/aluno e o espaço modificado e transformado em lugar, categoria essa trabalhada na geografia humanística, mostrando assim o desenvolvimento social construindo em uma “micro-sociedade”. É no espaço familiar que a criança inicia sua formação social e de acordo com sua idade a criança passa a frequentar o ambiente escolar, a princípio desconhecido, e que aos poucos cria um significado que remete sentimentos, seja ele negativo ou positivo, pois é no processo infantil que a criança não apenas aprende o conteúdo, mas também desenvolve laços de carinho, respeito e temor por seus professores e colegas de classe. É importante ressaltar que o desenvolvimento social e sua formação trabalhada a partir das relações existentes no espaço escolar têm grande significado na formação igualitária, pois é na relação existente na sala de aula com membros de uma mesma faixa etária, onde as crianças aprendem a se desenvolver em pequenas escalas – fazendo-se necessário obedecer a regras determinadas por membros superiores da instituição escolar – para que consigam futuramente se desenvolver bem como membros da sociedade. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um levantamento bibliográfico que nos levou a ter um aprofundamento teórico, trabalhando o conceito de lugar – onde se desenvolvem diferentes relações tanto pela aparência, quanto pela vivência – o desenvolvimento da sociedade e a relação entre professores e alunos, analisados pela geografia, pois no espaço escolar onde aprendemos a construir conhecimentos criamos também laços de familiaridade tanto com os professores, colegas de classe, como também com o lugar escolar que consequentemente pode influenciar no seu desenvolvimento por toda uma vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO, LUGAR, FORMAÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID2521_08092015203900.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE MARIA MARQUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALICE MARQUES"
    "autor_email" => "alice_marques.uepb@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16398
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2192
    "inscrito_id" => 2521
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PRIMEIRA FASE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho propõe discutir o tripé existente entre o desenvolvimento da primeira fase da educação infantil no espaço escolar, a relação existente entre o professor/aluno e o espaço modificado e transformado em lugar, categoria essa trabalhada na geografia humanística, mostrando assim o desenvolvimento social construindo em uma “micro-sociedade”. É no espaço familiar que a criança inicia sua formação social e de acordo com sua idade a criança passa a frequentar o ambiente escolar, a princípio desconhecido, e que aos poucos cria um significado que remete sentimentos, seja ele negativo ou positivo, pois é no processo infantil que a criança não apenas aprende o conteúdo, mas também desenvolve laços de carinho, respeito e temor por seus professores e colegas de classe. É importante ressaltar que o desenvolvimento social e sua formação trabalhada a partir das relações existentes no espaço escolar têm grande significado na formação igualitária, pois é na relação existente na sala de aula com membros de uma mesma faixa etária, onde as crianças aprendem a se desenvolver em pequenas escalas – fazendo-se necessário obedecer a regras determinadas por membros superiores da instituição escolar – para que consigam futuramente se desenvolver bem como membros da sociedade. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um levantamento bibliográfico que nos levou a ter um aprofundamento teórico, trabalhando o conceito de lugar – onde se desenvolvem diferentes relações tanto pela aparência, quanto pela vivência – o desenvolvimento da sociedade e a relação entre professores e alunos, analisados pela geografia, pois no espaço escolar onde aprendemos a construir conhecimentos criamos também laços de familiaridade tanto com os professores, colegas de classe, como também com o lugar escolar que consequentemente pode influenciar no seu desenvolvimento por toda uma vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO, LUGAR, FORMAÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID2521_08092015203900.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE MARIA MARQUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALICE MARQUES"
    "autor_email" => "alice_marques.uepb@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho propõe discutir o tripé existente entre o desenvolvimento da primeira fase da educação infantil no espaço escolar, a relação existente entre o professor/aluno e o espaço modificado e transformado em lugar, categoria essa trabalhada na geografia humanística, mostrando assim o desenvolvimento social construindo em uma “micro-sociedade”. É no espaço familiar que a criança inicia sua formação social e de acordo com sua idade a criança passa a frequentar o ambiente escolar, a princípio desconhecido, e que aos poucos cria um significado que remete sentimentos, seja ele negativo ou positivo, pois é no processo infantil que a criança não apenas aprende o conteúdo, mas também desenvolve laços de carinho, respeito e temor por seus professores e colegas de classe. É importante ressaltar que o desenvolvimento social e sua formação trabalhada a partir das relações existentes no espaço escolar têm grande significado na formação igualitária, pois é na relação existente na sala de aula com membros de uma mesma faixa etária, onde as crianças aprendem a se desenvolver em pequenas escalas – fazendo-se necessário obedecer a regras determinadas por membros superiores da instituição escolar – para que consigam futuramente se desenvolver bem como membros da sociedade. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um levantamento bibliográfico que nos levou a ter um aprofundamento teórico, trabalhando o conceito de lugar – onde se desenvolvem diferentes relações tanto pela aparência, quanto pela vivência – o desenvolvimento da sociedade e a relação entre professores e alunos, analisados pela geografia, pois no espaço escolar onde aprendemos a construir conhecimentos criamos também laços de familiaridade tanto com os professores, colegas de classe, como também com o lugar escolar que consequentemente pode influenciar no seu desenvolvimento por toda uma vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.