RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA VIVIDO NO ENSINO MÉDIO: A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO EM SALA DE AULA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16905 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1816 "inscrito_id" => 5447 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA VIVIDO NO ENSINO MÉDIO: A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Neste relato de experiência apresenta-se uma situação da prática de ensino que foi desenvolvida na disciplina de Matemática, numa escola privada, na cidade de Campina Grande – PB, em uma turma de segunda série do Ensino Médio. A avaliação diagnóstica foi utilizada como instrumento para intervenção didática com os alunos, e também como subsídio para realizar aprimoramentos na prática de ensino do professor ao longo do ano. A avaliação era composta por questões do Exame Nacional do Ensino Médio, e questões com conteúdos vistos durante o Ensino Fundamental e na Primeira Série do Ensino Médio. Foram utilizadas como metodologia de ensino a História da Matemática e a Resolução de Problemas, com o objetivo dar suporte e direcionamento ao trabalho realizado. A História da Matemática foi empregada a partir da apresentação do documentário: O Legado de Pitágoras, já a Resolução de Problemas foi trabalhada por meio de uma oficina Intitulada: Como resolver Problemas Matemáticos. Estas metodologias foram úteis no trabalho de análise das questões propostas na avaliação diagnóstica em que foi discutido: Quais as estratégias encontradas para resolver as questões e quais as dificuldades que deveriam superar no Ensino Médio para que os discentes tivessem segurança para estudar e se prepararem para fazer a prova do ENEM. Enfim, foram geradas tabelas apontando quais as principais características e as dificuldades que precisavam ser superadas para o enfrentamento da prova do ENEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID5447_08092015124140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO RAMOS ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MARIA ARAÚJO" "autor_email" => "maryhelp.mat@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINTER - CENTRO UNIVERSITÁRIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16905 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1816 "inscrito_id" => 5447 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA VIVIDO NO ENSINO MÉDIO: A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Neste relato de experiência apresenta-se uma situação da prática de ensino que foi desenvolvida na disciplina de Matemática, numa escola privada, na cidade de Campina Grande – PB, em uma turma de segunda série do Ensino Médio. A avaliação diagnóstica foi utilizada como instrumento para intervenção didática com os alunos, e também como subsídio para realizar aprimoramentos na prática de ensino do professor ao longo do ano. A avaliação era composta por questões do Exame Nacional do Ensino Médio, e questões com conteúdos vistos durante o Ensino Fundamental e na Primeira Série do Ensino Médio. Foram utilizadas como metodologia de ensino a História da Matemática e a Resolução de Problemas, com o objetivo dar suporte e direcionamento ao trabalho realizado. A História da Matemática foi empregada a partir da apresentação do documentário: O Legado de Pitágoras, já a Resolução de Problemas foi trabalhada por meio de uma oficina Intitulada: Como resolver Problemas Matemáticos. Estas metodologias foram úteis no trabalho de análise das questões propostas na avaliação diagnóstica em que foi discutido: Quais as estratégias encontradas para resolver as questões e quais as dificuldades que deveriam superar no Ensino Médio para que os discentes tivessem segurança para estudar e se prepararem para fazer a prova do ENEM. Enfim, foram geradas tabelas apontando quais as principais características e as dificuldades que precisavam ser superadas para o enfrentamento da prova do ENEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID5447_08092015124140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO RAMOS ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MARIA ARAÚJO" "autor_email" => "maryhelp.mat@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINTER - CENTRO UNIVERSITÁRIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }