Resumo
O presente trabalho visa estabelecer uma visão sobre a teoria psicossocial de Erik Erikson e adolescentes de escola pública com isso criando uma relação das duas vertentes estudadas, nesse mesmo contexto se utilizou o método descritivo, visando estabelecer características do meio social dos adolescentes assim teorizando essa relação entre teoria e identidade dos mesmo, contudo se utilizou de uma amostra contou com 20 adolescentes com idades variando de 13 a 17 anos de ambos os sexos, de uma escola do município de Catolé do Rocha – PB, os quais cursavam o 8º ano, além das devidas autorizações institucionais e seguindo os critérios estabelecidos na resolução N° 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e as orientações da American Psychological Association (APA) sexta edição, no entanto os procedimentos foram a utilização de uma entrevista não padronizada, na qual alguns relatavam suas experiências na instituição e cinco diários de campo. Os resultados em si foram satisfatórios e corroboram com a teoria psicossocial de Erik Erikson na fase da Identidade VS Confusão de identidade nesse caso se executa um pensamento sobre que a teoria psicossocial do desenvolvimento mesmo não sendo tão utilizada no contexto escolar em suas disciplinas acadêmicas, no entanto é nítida a sua existência nos agrupamentos de jovem no contexto escolar, a qual propicia conhecer a identidade real e a ideal, aquilo que é simbólico do mundo adolescente e o que é próprio da personalidade adolescente, pois comportamento arredio, negligente, autoritário, dentre outros são construídos por meio da educação básica adquirida em casa ou no convívio social com outros amigos.