Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÃO ENTRE A TEORIA PSICOSSOCIAL DE ERIK ERIKSON E ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: ERIK ERIKSON, ADOLESCENTES, CONTEXTO ESCOLAR, TEORIA PSICOSSOCIAL Pôster (PO) / Poster Submission Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Os resultados em si foram satisfatórios e corroboram com a teoria psicossocial de Erik Erikson na fase da Identidade VS Confusão de identidade nesse caso se executa um pensamento sobre que a teoria psicossocial do desenvolvimento mesmo não sendo tão utilizada no contexto escolar em suas disciplinas acadêmicas, no entanto é nítida a sua existência nos agrupamentos de jovem no contexto escolar, a qual propicia conhecer a identidade real e a ideal, aquilo que é simbólico do mundo adolescente e o que é próprio da personalidade adolescente, pois comportamento arredio, negligente, autoritário, dentre outros são construídos por meio da educação básica adquirida em casa ou no convívio social com outros amigos.O presente trabalho visa estabelecer uma visão sobre a teoria psicossocial de Erik Erikson e adolescentes de escola pública com isso criando uma relação das dua """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "ERIK ERIKSON, ADOLESCENTES, CONTEXTO ESCOLAR, TEORIA PSICOSSOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA2_ID2732_08092015003107.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCIVAN PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALCIVAN" "autor_email" => "cyvan2013@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16894 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1688 "inscrito_id" => 2732 "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE A TEORIA PSICOSSOCIAL DE ERIK ERIKSON E ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => """ Resumo\r\n O presente trabalho visa estabelecer uma visão sobre a teoria psicossocial de Erik Erikson e adolescentes de escola pública com isso criando uma relação das duas vertentes estudadas, nesse mesmo contexto se utilizou o método descritivo, visando estabelecer características do meio social dos adolescentes assim teorizando essa relação entre teoria e identidade dos mesmo, contudo se utilizou de uma amostra contou com 20 adolescentes com idades variando de 13 a 17 anos de ambos os sexos, de uma escola do município de Catolé do Rocha – PB, os quais cursavam o 8º ano, além das devidas autorizações institucionais e seguindo os critérios estabelecidos na resolução N° 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e as orientações da American Psychological Association (APA) sexta edição, no entanto os procedimentos foram a utilização de uma entrevista não padronizada, na qual alguns relatavam suas experiências na instituição e cinco diários de campo. 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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Resumo O presente trabalho visa estabelecer uma visão sobre a teoria psicossocial de Erik Erikson e adolescentes de escola pública com isso criando uma relação das duas vertentes estudadas, nesse mesmo contexto se utilizou o método descritivo, visando estabelecer características do meio social dos adolescentes assim teorizando essa relação entre teoria e identidade dos mesmo, contudo se utilizou de uma amostra contou com 20 adolescentes com idades variando de 13 a 17 anos de ambos os sexos, de uma escola do município de Catolé do Rocha – PB, os quais cursavam o 8º ano, além das devidas autorizações institucionais e seguindo os critérios estabelecidos na resolução N° 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e as orientações da American Psychological Association (APA) sexta edição, no entanto os procedimentos foram a utilização de uma entrevista não padronizada, na qual alguns relatavam suas experiências na instituição e cinco diários de campo. Os resultados em si foram satisfatórios e corroboram com a teoria psicossocial de Erik Erikson na fase da Identidade VS Confusão de identidade nesse caso se executa um pensamento sobre que a teoria psicossocial do desenvolvimento mesmo não sendo tão utilizada no contexto escolar em suas disciplinas acadêmicas, no entanto é nítida a sua existência nos agrupamentos de jovem no contexto escolar, a qual propicia conhecer a identidade real e a ideal, aquilo que é simbólico do mundo adolescente e o que é próprio da personalidade adolescente, pois comportamento arredio, negligente, autoritário, dentre outros são construídos por meio da educação básica adquirida em casa ou no convívio social com outros amigos.

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