O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ABORDAGEM SOBRE AS FONTES DE ENERGIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MUNDO MODERNO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16396 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1512 "inscrito_id" => 8153 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ABORDAGEM SOBRE AS FONTES DE ENERGIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MUNDO MODERNO" "resumo" => "O presente artigo visa mostrar as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto – Fontes de energia: uma necessidade do mundo moderno, que surgiu da necessidade que os alunos tinham de aprender a importância das fontes de energia para a sociedade atual, através de uma pesquisa mais profunda sobre o tema, o que só seria possível com a realização de um projeto interdisciplinar. Para ajudá-los no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de Geografia, o projeto foi desenvolvido com 68 alunos do 2º e 3º Ano do Ensino Médio, na EEEFM José Rocha Sobrinho, município de Bananeiras – PB, durante o 3º bimestre de 2014. A partir da abordagem dos conteúdos: Revoluções Industriais, o processo de industrialização do Brasil e fontes de energia, aplicamos as seguintes etapas: aulas explicativas e expositivas; visita ao Espaço da Energisa, em João Pessoa – PB; divisão das turmas em equipes para pesquisarem as fontes de energia existentes do mundo e as Revoluções Industriais; exibição de documentários; apresentação de seminários; elaboração de painéis e maquetes. Depois destas etapas, foi realizada a culminância, onde os discentes puderam expor tudo o que produziram, bem como demonstrar todo o conhecimento que adquiriram. Assim como relatou uma aluna: “o projeto traz mais possibilidades de estudo, sai da rotina de aula na sala e também é uma forma muito útil de aprendizado”. Com este projeto e através da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Geografia e História, os alunos puderam compreender e assimilar melhor os conteúdos expostos, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "FONTES DE ENERGIA, PROJETO, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID8153_07092015113734.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA" "autor_email" => "aninhajrs@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16396 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1512 "inscrito_id" => 8153 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ABORDAGEM SOBRE AS FONTES DE ENERGIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MUNDO MODERNO" "resumo" => "O presente artigo visa mostrar as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto – Fontes de energia: uma necessidade do mundo moderno, que surgiu da necessidade que os alunos tinham de aprender a importância das fontes de energia para a sociedade atual, através de uma pesquisa mais profunda sobre o tema, o que só seria possível com a realização de um projeto interdisciplinar. Para ajudá-los no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de Geografia, o projeto foi desenvolvido com 68 alunos do 2º e 3º Ano do Ensino Médio, na EEEFM José Rocha Sobrinho, município de Bananeiras – PB, durante o 3º bimestre de 2014. A partir da abordagem dos conteúdos: Revoluções Industriais, o processo de industrialização do Brasil e fontes de energia, aplicamos as seguintes etapas: aulas explicativas e expositivas; visita ao Espaço da Energisa, em João Pessoa – PB; divisão das turmas em equipes para pesquisarem as fontes de energia existentes do mundo e as Revoluções Industriais; exibição de documentários; apresentação de seminários; elaboração de painéis e maquetes. Depois destas etapas, foi realizada a culminância, onde os discentes puderam expor tudo o que produziram, bem como demonstrar todo o conhecimento que adquiriram. Assim como relatou uma aluna: “o projeto traz mais possibilidades de estudo, sai da rotina de aula na sala e também é uma forma muito útil de aprendizado”. Com este projeto e através da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Geografia e História, os alunos puderam compreender e assimilar melhor os conteúdos expostos, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "FONTES DE ENERGIA, PROJETO, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID8153_07092015113734.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA" "autor_email" => "aninhajrs@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }