Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ASSENTAMENTOS RURAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ASSENTAMENTO MADACARU, PETROLINA, PE.

Palavra-chaves: ASSSENTAMENTOS RURAIS, PRÁTICA EDUCATIVA, ASSENTAMENTO MANDACARU Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Estudar a dinâmica e o caráter educativo existente nos assentamentos rurais são demasiadamente importantes no sentido de avançar nas reflexões e discussões sobre a geografia agrária e sucessivamente sobre os movimentos sociais. Nessa perspectiva, esse artigo tem como objetivo geral enfatizar o embasamento teórico sobre o histórico dos conflitos no campo, destacando o conceito de assentamento e seu funcionamento, além de abordar a vivência prática desenvolvida no assentamento rural Mandacaru, localizado no município de Petrolina, PE, dando ênfase para as formas de como os assentados se organizam em prol do fortalecimento do movimento dos trabalhadores rurais sem terra. Além de demonstrar as práticas educativas desenvolvida no assentamento rural em questão, objetivando uma sociedade mais justa e igualitária voltada para o desenvolvimento sustentável e agroecológico. Como procedimentos metodológicos destacam-se leitura de textos, discussão de conceitos e sua devida sistematização e contextualização, foi realizada aula de campo com a finalidade de conhecer o espaço analisado e realizar o registro fotográfico, além de entrevistas com alguns assentados.

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