Este artigo tem como finalidade refletir sobre a importância da produção escrita, nas aulas de Língua Portuguesa, realizada como prática sistemática e planejada. Optamos pela pesquisa bibliográfica por nos permitir, a partir de revisão sobre a literatura do assunto abordado, alcançar o objetivo traçado. A reflexão sobre a relevância desse modelo de escrita será feita com base, prioritariamente, em Antunes (2003), nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s (1997) e em Koch e Elias (2012). No primeiro momento, falamos sobre o valor dessa atividade na vida do cidadão, por possibilitar sua inserção e participação no mundo letrado. Em seguida, refletimos sobre o modo como tal exercício, costumeiramente, vem acontecendo em muitas salas de aula. E, finalmente, fundamentados nas leituras sobre a temática, mostramos como a sistematização e o planejamento dessa prática permite o uso de estratégias de produção mais adequadas a sua realização em sala de aula. Inferimos que esse trabalho se justifica por possibilitar o aprofundamento das discussões sobre a importância da produção escrita, nas aulas de Língua Portuguesa, como prática sistemática e planejada.