Essa pesquisa é de natureza quali-quantitativa que utiliza diferentes instrumentos: questionário, mapas conceituais com uso do Cmap Tools e filmagens. Entretanto, os dados apresentados aqui se referem apenas à análise do questionário na categoria Implicação Significante, no primeiro momento da pesquisa. Essa análise é realizada com 46 sujeitos e objetiva compreender o significado de biotecnologia nos cursos de ciências da saúde da UESB. O referencial é pautado na Epistemologia Genética. Os resultados evidenciaram que os pesquisados apresentam um domínio de representação não estruturado. Assim, percebemos formas de pensamento transdutivo, ou seja, quando o raciocínio dos alunos parte do particular e se conduz ao particular, sem atingir uma generalização - por exemplo, quando os alunos tentam conceituar biotecnologia partindo apenas da dissociação da palavra biotecnologia. Trata-se de formas de raciocínios bem simples. Trata-se de respostas fragmentadas que não se coordenam conjuntamente e demonstram um raciocínio bem simples, próprio de uma lógica inacabada.