A introdução da disciplina de língua estrangeira no Exame Nacional do Ensino Médio a partir do ano de 2010 tem demandado dos alunos concluintes e daqueles interessados em ingressar no universo acadêmico o desenvolvimento de uma competência específica: a de interpretar textos em língua estrangeira. Os estudantes, estando ou não familiarizados com a língua estrangeira de sua escolha, trazem consigo o estigma de que não se aprende inglês em sala de aula de escola regular. Este estigma vem sendo enfrentado através de projetos como o PIBID e o PROLICEN, que estimulam um olhar crítico do estudante sobre as manifestações linguísticas através do estudo dos gêneros textuais e a compreensão dos aspectos socioculturais .Diante dessa realidade, esse trabalho apresenta e avalia uma experiência de docência desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental e Médio da cidade de João Pessoa, planejada como uma ação do subprojeto do PIBID Letras-Inglês da UFPB. Essa experiência teve como foco o trabalho com estratégias de leitura com o objetivo de preparar os alunos para lidar com leitura e interpretação de textos em língua estrangeira presentes no Exame Nacional do Ensino Médio.