A Educação em direitos humanos não tem a importância que deveria ter nas instituições de ensino, não fazendo parte das práticas nem do currículo da grande maioria destas. Complementado por uma pesquisa de campo, este trabalho teve como objetivo compreender como escolas públicas do sertão nordestino evidenciam as atividades de difusão da educação em direitos humanos e como lidam com esta questão em seu cotidiano. Três escolas públicas foram alvos de nossa pesquisa e em cada uma delas foram entrevistados um gestor e um professor que responderam questões em torno da prática pedagógica em direitos humanos em suas escolas. As entrevistas foram realizadas com a intenção o de compreender como professores e gestores lidam com as temáticas dos direitos humanos, por meio de aplicação de entrevista semiestruturada. Como resultado observou-se que a política pública educação e direitos humanos não faz parte do mundo dessas escolas e, ainda, há um total despreparo dos profissionais envolvidos com escola para trabalhar com a temática nela inserida. Segundo o relato dos gestores e professores a temática é trabalhada em datas comemorativas ou no nível do conselho dos professores aos alunos.