O planejamento pedagógico se caracteriza como fator inerente ao trabalho educativo das instituições de ensino, sendo pauta constante nos estudos da área da educação. Partindo dessa percepção, o presente trabalho de pesquisa objetiva determinar a relação entre o planejamento pedagógico e a prática docente de profissionais que atuam na Educação Infantil da cidade de Joca Claudino – PB. Tal objetivo pode ser alcançado a partir do desenvolvimento em locus da pesquisa, que partindo de uma abordagem quantitativa, utilizando a técnica de questionário, que foi aplicado junto a vinte e dois professores que atuam ou atuaram na Educação Infantil do município de Joca Claudino. Ao longo do desenvolvimento deste trabalho foram abordados alguns conceitos acerca do planejamento pedagógico, concepções, funções relacionadas ao ato de planejar o processo de ensino aprendizagem, as implicações das reuniões coletivas de planejamento para o aperfeiçoamento da prática docente. A pesquisa também traz um breve resgate histórico da Educação Infantil no Brasil, na perspectiva de limitar o campo de estudo da pesquisa que tem como população professores que tem experiência em salas de Educação Infantil. Como resultado do trabalho desenvolvido foi possível observar que considerável é a influência do planejamento pedagógico na prática educativa dos professores em sala de aula, caracterizando assim, uma relação de interdependência entre o planejamento pedagógico e processo qualitativo de ensino aprendizagem. Muitos dos professores envolvidos na pesquisa ressaltaram que o ato de planejar cotidianamente, a participação nas reuniões coletivas de planejamento pedagógico, proporcionou um crescimento qualitativo na sua profissão de docente, contribuindo para o alcance de melhores resultados em sala de aula.