Esta pesquisa se insere na discussão sobre a organização curricular e a formação de professores. Nesse sentido, objetivamos analisar, a partir do discurso das alunas-professoras que se encontram na condição de estudantes do curso de Pedagogia, se o componente curricular de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa aproxima-se da organização curricular de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Para discutir a temática em questão utilizamos autores como Pacheco (2005), Ferraço e Carvalho (2012), Mainardes (2006), Pinho e Correia (2012) e outros. No que se refere ao nosso percurso teórico- metodológico, para a coleta de dados realizamos entrevista semiestruturada e observação das práticas curriculares das professoras do ensino fundamental. Nesse sentido, os dados coletados foram submetidos à Análise do Discurso na perspectiva de Orlandi (2010). Nossos dados apontam que as Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa se aproximam da organização curricular que as alunas-professoras fazem no cotidiano de suas salas de aula, em um movimento que as leva a contemplar conteúdos que foram trabalhados no âmbito da formação. No entanto, isso não ocorre de forma estática e linear, pois as professoras recontextualizam os conhecimentos construídos nos referidos componentes curriculares.
Palavras-chave: Organização curricular, prática curricular, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.