Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O COMPONENTE CURRICULAR DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS APROXIMAÇÕES COM A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, PRÁTICA CURRICULAR, METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16344
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2150
    "inscrito_id" => 7382
    "titulo" => "O COMPONENTE CURRICULAR DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS APROXIMAÇÕES COM A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      Esta pesquisa se insere na discussão sobre a organização curricular e a formação de professores. Nesse sentido, objetivamos analisar, a partir do discurso das alunas-professoras que se encontram na condição de estudantes do curso de Pedagogia, se o componente curricular de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa aproxima-se da organização curricular de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Para discutir a temática em questão utilizamos autores como Pacheco (2005), Ferraço e Carvalho (2012), Mainardes (2006), Pinho e Correia (2012) e outros. No que se refere ao nosso percurso teórico- metodológico, para a coleta de dados realizamos entrevista semiestruturada e observação das práticas curriculares das professoras do ensino fundamental. Nesse sentido, os dados coletados foram submetidos à Análise do Discurso na perspectiva de Orlandi (2010). Nossos dados apontam que as Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa se aproximam da organização curricular que as alunas-professoras fazem no cotidiano de suas salas de aula, em um movimento que as leva a contemplar conteúdos que foram trabalhados no âmbito da formação. No entanto, isso não ocorre de forma estática e linear, pois as professoras recontextualizam os conhecimentos construídos nos referidos componentes curriculares.\r\n
      Palavras-chave: Organização curricular, prática curricular, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, PRÁTICA CURRICULAR, METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7382_08092015200659.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GEIZIANE BEZERRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GEIZIANE SOUZA"
    "autor_email" => "geiziane16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE-CAA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16344
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2150
    "inscrito_id" => 7382
    "titulo" => "O COMPONENTE CURRICULAR DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS APROXIMAÇÕES COM A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      Esta pesquisa se insere na discussão sobre a organização curricular e a formação de professores. Nesse sentido, objetivamos analisar, a partir do discurso das alunas-professoras que se encontram na condição de estudantes do curso de Pedagogia, se o componente curricular de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa aproxima-se da organização curricular de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Para discutir a temática em questão utilizamos autores como Pacheco (2005), Ferraço e Carvalho (2012), Mainardes (2006), Pinho e Correia (2012) e outros. No que se refere ao nosso percurso teórico- metodológico, para a coleta de dados realizamos entrevista semiestruturada e observação das práticas curriculares das professoras do ensino fundamental. Nesse sentido, os dados coletados foram submetidos à Análise do Discurso na perspectiva de Orlandi (2010). Nossos dados apontam que as Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa se aproximam da organização curricular que as alunas-professoras fazem no cotidiano de suas salas de aula, em um movimento que as leva a contemplar conteúdos que foram trabalhados no âmbito da formação. No entanto, isso não ocorre de forma estática e linear, pois as professoras recontextualizam os conhecimentos construídos nos referidos componentes curriculares.\r\n
      Palavras-chave: Organização curricular, prática curricular, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, PRÁTICA CURRICULAR, METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7382_08092015200659.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GEIZIANE BEZERRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GEIZIANE SOUZA"
    "autor_email" => "geiziane16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE-CAA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esta pesquisa se insere na discussão sobre a organização curricular e a formação de professores. Nesse sentido, objetivamos analisar, a partir do discurso das alunas-professoras que se encontram na condição de estudantes do curso de Pedagogia, se o componente curricular de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa aproxima-se da organização curricular de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Para discutir a temática em questão utilizamos autores como Pacheco (2005), Ferraço e Carvalho (2012), Mainardes (2006), Pinho e Correia (2012) e outros. No que se refere ao nosso percurso teórico- metodológico, para a coleta de dados realizamos entrevista semiestruturada e observação das práticas curriculares das professoras do ensino fundamental. Nesse sentido, os dados coletados foram submetidos à Análise do Discurso na perspectiva de Orlandi (2010). Nossos dados apontam que as Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa se aproximam da organização curricular que as alunas-professoras fazem no cotidiano de suas salas de aula, em um movimento que as leva a contemplar conteúdos que foram trabalhados no âmbito da formação. No entanto, isso não ocorre de forma estática e linear, pois as professoras recontextualizam os conhecimentos construídos nos referidos componentes curriculares. Palavras-chave: Organização curricular, prática curricular, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.