O COMPONENTE CURRICULAR DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS APROXIMAÇÕES COM A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16344 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2150 "inscrito_id" => 7382 "titulo" => "O COMPONENTE CURRICULAR DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS APROXIMAÇÕES COM A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ Esta pesquisa se insere na discussão sobre a organização curricular e a formação de professores. Nesse sentido, objetivamos analisar, a partir do discurso das alunas-professoras que se encontram na condição de estudantes do curso de Pedagogia, se o componente curricular de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa aproxima-se da organização curricular de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Para discutir a temática em questão utilizamos autores como Pacheco (2005), Ferraço e Carvalho (2012), Mainardes (2006), Pinho e Correia (2012) e outros. No que se refere ao nosso percurso teórico- metodológico, para a coleta de dados realizamos entrevista semiestruturada e observação das práticas curriculares das professoras do ensino fundamental. Nesse sentido, os dados coletados foram submetidos à Análise do Discurso na perspectiva de Orlandi (2010). Nossos dados apontam que as Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa se aproximam da organização curricular que as alunas-professoras fazem no cotidiano de suas salas de aula, em um movimento que as leva a contemplar conteúdos que foram trabalhados no âmbito da formação. No entanto, isso não ocorre de forma estática e linear, pois as professoras recontextualizam os conhecimentos construídos nos referidos componentes curriculares.\r\n Palavras-chave: Organização curricular, prática curricular, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, PRÁTICA CURRICULAR, METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7382_08092015200659.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GEIZIANE BEZERRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GEIZIANE SOUZA" "autor_email" => "geiziane16@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE-CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16344 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2150 "inscrito_id" => 7382 "titulo" => "O COMPONENTE CURRICULAR DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS APROXIMAÇÕES COM A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ Esta pesquisa se insere na discussão sobre a organização curricular e a formação de professores. Nesse sentido, objetivamos analisar, a partir do discurso das alunas-professoras que se encontram na condição de estudantes do curso de Pedagogia, se o componente curricular de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa aproxima-se da organização curricular de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Para discutir a temática em questão utilizamos autores como Pacheco (2005), Ferraço e Carvalho (2012), Mainardes (2006), Pinho e Correia (2012) e outros. No que se refere ao nosso percurso teórico- metodológico, para a coleta de dados realizamos entrevista semiestruturada e observação das práticas curriculares das professoras do ensino fundamental. Nesse sentido, os dados coletados foram submetidos à Análise do Discurso na perspectiva de Orlandi (2010). Nossos dados apontam que as Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa se aproximam da organização curricular que as alunas-professoras fazem no cotidiano de suas salas de aula, em um movimento que as leva a contemplar conteúdos que foram trabalhados no âmbito da formação. No entanto, isso não ocorre de forma estática e linear, pois as professoras recontextualizam os conhecimentos construídos nos referidos componentes curriculares.\r\n Palavras-chave: Organização curricular, prática curricular, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, PRÁTICA CURRICULAR, METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7382_08092015200659.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GEIZIANE BEZERRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GEIZIANE SOUZA" "autor_email" => "geiziane16@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE-CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }