O presente artigo expõe os resultados e as reflexões decorrentes de um estudo investigativo sobre o perfil do gestor da escola pública da rede municipal de ensino em Jussara-Ba. Esse estudo surgiu da necessidade de conhecer o gestor e a sua prática da gestão democrática como estratégia para alcançar uma educação de qualidade. Assim constitui objetivo do estudo analisar o perfil do gestor escolar público das escolas que atendem alunos do Ensino Fundamental I do município de Jussara-Ba, visando identificar quem é o gestor, quais suas características e funções à frente da instituição de ensino público com vistas a traçar o perfil deste profissional da educação. Discute-se também acerca da gestão democrática, buscando o fortalecimento da gestão e a descentralização do poder, além da participação efetiva da comunidade escolar. A abordagem metodológica utilizada foi do tipo qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso, onde os resultados apresentados são baseados na analise do perfil do gestor, devendo ser consideradas as características deste profissional, especificamente. Por meio desta pesquisa viu-se que apesar das inúmeras discussões sobre a gestão democrática, ainda há muito a se fazer. É necessário rever as características necessárias ao cargo, pois isso traz conseqüências na formação inicial e continuada dos diretores escolares e na forma como o cargo é ocupado.