Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOVAS METODOLOGIAS E AÇÕES VOLUNTÁRIAS: DESENVOLVENDO HABILIDADES DE ESTUDO EM BERNARDINO BATISTA - PB

Palavra-chaves: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA., METODOLOGIAS., ENSINO-APRENDIZAGEM., AÇÕES VOLUNTÁRIAS. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho apresenta um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no ano letivo de 2015 na EEEFM Nelson Batista Alves. A intervenção elaborada e desenvolvida pela gestão e demais profissionais da escola congrega várias ações, inclusive de caráter voluntário que objetivam promover condições de garantia ao direito fundamental do estudante, que é aprender, e que este aprendizado seja refletido nos índices oficiais dos sistemas de avaliação, e no sucesso profissional e acadêmico dos alunos egressos. A reflexão acerca dos resultados do IDEPB 2014 e a discussão centrada nas metodologias para enfrentamento das dificuldades de ensino aprendizagem vivenciadas na realidade da escola são o ponto de partida para o planejamento e elaboração das ações que, em conjunto, caracterizam esta intervenção pedagógica. Seu desenvolvimento consistiu no cumprimento das ações propostas por meio dos subprojetos: (i) Grupos de Estudos: habilidades e competências que se somam; (ii) Novos alicerces: aulas de reforço de Língua Portuguesa e Matemática; (iii) Provão Bimestral: a avaliação de cara nova; (iv) Conheça a outra casa do seu filho: queremos a família na escola. A intervenção foi elaborada com base numa pesquisa bibliográfica e, executada cumprindo cronograma previamente estabelecido prezando ações coletivas e participativas compatíveis com a metodologia de pesquisa-ação. Os resultados obtidos indicaram tanto uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem, quanto uma necessidade de reavaliar e readequar as metodologias.

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