Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOVAS METODOLOGIAS E AÇÕES VOLUNTÁRIAS: DESENVOLVENDO HABILIDADES DE ESTUDO EM BERNARDINO BATISTA - PB

Palavra-chaves: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA., METODOLOGIAS., ENSINO-APRENDIZAGEM., AÇÕES VOLUNTÁRIAS. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16320
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2362
    "inscrito_id" => 6098
    "titulo" => "NOVAS METODOLOGIAS E AÇÕES VOLUNTÁRIAS: DESENVOLVENDO HABILIDADES DE ESTUDO EM BERNARDINO BATISTA - PB"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no ano letivo de 2015 na EEEFM Nelson Batista Alves. A intervenção elaborada e desenvolvida pela gestão e demais profissionais da escola congrega várias ações, inclusive de caráter voluntário que objetivam promover condições de garantia ao direito fundamental do estudante, que é aprender, e que este aprendizado seja refletido nos índices oficiais dos sistemas de avaliação, e no sucesso profissional e acadêmico dos alunos egressos. A reflexão acerca dos resultados do IDEPB 2014 e a discussão centrada nas metodologias para enfrentamento das dificuldades de ensino aprendizagem vivenciadas na realidade da escola são o ponto de partida para o planejamento e elaboração das ações que, em conjunto, caracterizam esta intervenção pedagógica. Seu desenvolvimento consistiu no cumprimento das ações propostas por meio dos subprojetos: (i) Grupos de Estudos: habilidades e competências que se somam; (ii) Novos alicerces: aulas de reforço de Língua Portuguesa e Matemática; (iii) Provão Bimestral: a avaliação de cara nova; (iv) Conheça a outra casa do seu filho: queremos a família na escola. A intervenção foi elaborada com base numa pesquisa bibliográfica e, executada cumprindo cronograma previamente estabelecido prezando ações coletivas e participativas compatíveis com a metodologia de pesquisa-ação. Os resultados obtidos indicaram tanto uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem, quanto uma necessidade de reavaliar e readequar as metodologias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA., METODOLOGIAS., ENSINO-APRENDIZAGEM., AÇÕES VOLUNTÁRIAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID6098_09092015000808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICLEIDE MARIA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "NICLEIDE"
    "autor_email" => "nickmary_n@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16320
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2362
    "inscrito_id" => 6098
    "titulo" => "NOVAS METODOLOGIAS E AÇÕES VOLUNTÁRIAS: DESENVOLVENDO HABILIDADES DE ESTUDO EM BERNARDINO BATISTA - PB"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no ano letivo de 2015 na EEEFM Nelson Batista Alves. A intervenção elaborada e desenvolvida pela gestão e demais profissionais da escola congrega várias ações, inclusive de caráter voluntário que objetivam promover condições de garantia ao direito fundamental do estudante, que é aprender, e que este aprendizado seja refletido nos índices oficiais dos sistemas de avaliação, e no sucesso profissional e acadêmico dos alunos egressos. A reflexão acerca dos resultados do IDEPB 2014 e a discussão centrada nas metodologias para enfrentamento das dificuldades de ensino aprendizagem vivenciadas na realidade da escola são o ponto de partida para o planejamento e elaboração das ações que, em conjunto, caracterizam esta intervenção pedagógica. Seu desenvolvimento consistiu no cumprimento das ações propostas por meio dos subprojetos: (i) Grupos de Estudos: habilidades e competências que se somam; (ii) Novos alicerces: aulas de reforço de Língua Portuguesa e Matemática; (iii) Provão Bimestral: a avaliação de cara nova; (iv) Conheça a outra casa do seu filho: queremos a família na escola. A intervenção foi elaborada com base numa pesquisa bibliográfica e, executada cumprindo cronograma previamente estabelecido prezando ações coletivas e participativas compatíveis com a metodologia de pesquisa-ação. Os resultados obtidos indicaram tanto uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem, quanto uma necessidade de reavaliar e readequar as metodologias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA., METODOLOGIAS., ENSINO-APRENDIZAGEM., AÇÕES VOLUNTÁRIAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID6098_09092015000808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICLEIDE MARIA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "NICLEIDE"
    "autor_email" => "nickmary_n@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho apresenta um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no ano letivo de 2015 na EEEFM Nelson Batista Alves. A intervenção elaborada e desenvolvida pela gestão e demais profissionais da escola congrega várias ações, inclusive de caráter voluntário que objetivam promover condições de garantia ao direito fundamental do estudante, que é aprender, e que este aprendizado seja refletido nos índices oficiais dos sistemas de avaliação, e no sucesso profissional e acadêmico dos alunos egressos. A reflexão acerca dos resultados do IDEPB 2014 e a discussão centrada nas metodologias para enfrentamento das dificuldades de ensino aprendizagem vivenciadas na realidade da escola são o ponto de partida para o planejamento e elaboração das ações que, em conjunto, caracterizam esta intervenção pedagógica. Seu desenvolvimento consistiu no cumprimento das ações propostas por meio dos subprojetos: (i) Grupos de Estudos: habilidades e competências que se somam; (ii) Novos alicerces: aulas de reforço de Língua Portuguesa e Matemática; (iii) Provão Bimestral: a avaliação de cara nova; (iv) Conheça a outra casa do seu filho: queremos a família na escola. A intervenção foi elaborada com base numa pesquisa bibliográfica e, executada cumprindo cronograma previamente estabelecido prezando ações coletivas e participativas compatíveis com a metodologia de pesquisa-ação. Os resultados obtidos indicaram tanto uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem, quanto uma necessidade de reavaliar e readequar as metodologias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.