Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMAGENS, FOTOGRAFIAS E PAISAGENS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: IMAGEM, FOTOGRAFIA, PAISAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16153
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 653
    "inscrito_id" => 2580
    "titulo" => "IMAGENS, FOTOGRAFIAS E PAISAGENS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O referido trabalho possui os seguintes objetivos: 1) analisar o uso da imagem e dos registros fotográficos no ensino-aprendizagem da Geografia no âmbito escolar; 2) propor metodologias para a utilização da fotografia, como instrumento facilitador na leitura da paisagem geográfica. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos que esclarecessem os conceitos de imagem, fotografia e de paisagem. Em seguida, apresenta-se um debate sobre a contextualização da fotografia direcionada para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia. Por fim, apresentamos uma proposta metodológica para o uso de registros fotográficos e imagens no ensino de Geografia, baseado na utilização do site flickr, sendo este uma plataforma virtual de acesso gratuito para os usuários que estiverem conectados à internet. Esse estudo apresenta como base de investigação a monografia apresentada ao programa de Pós-Graduação Lato Senso (Especialização) em Ensino de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Com a disseminação da internet, dos laboratórios de informática e de múltiplos recursos tecnológicos (tablets, notebooks e netbooks) no ambiente escolar, em especial nas escolas públicas do Estado da Paraíba, na contemporaneidade, surgem novas possibilidades metodológicas de se conceber o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos e conceitos da Geografia nas instituições de ensino da educação básica. Partindo deste pressuposto, propomos a interação entre estas ferramentas tecnológicas, imagens e registros fotográficos, sendo estes últimos considerados como importantes recursos metodológicos que podem ser utilizados pelos professores de Geografia durante a realização de suas aulas, porém destacamos em nossas reflexões ser fundamental, apresentar e construir junto com os estudantes a proposta de trabalho que será desenvolvida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "IMAGEM, FOTOGRAFIA, PAISAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID2580_15082015124034.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON CLAUBER MENDES DE ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON"
    "autor_email" => "alissonclauber@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16153
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 653
    "inscrito_id" => 2580
    "titulo" => "IMAGENS, FOTOGRAFIAS E PAISAGENS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O referido trabalho possui os seguintes objetivos: 1) analisar o uso da imagem e dos registros fotográficos no ensino-aprendizagem da Geografia no âmbito escolar; 2) propor metodologias para a utilização da fotografia, como instrumento facilitador na leitura da paisagem geográfica. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos que esclarecessem os conceitos de imagem, fotografia e de paisagem. Em seguida, apresenta-se um debate sobre a contextualização da fotografia direcionada para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia. Por fim, apresentamos uma proposta metodológica para o uso de registros fotográficos e imagens no ensino de Geografia, baseado na utilização do site flickr, sendo este uma plataforma virtual de acesso gratuito para os usuários que estiverem conectados à internet. Esse estudo apresenta como base de investigação a monografia apresentada ao programa de Pós-Graduação Lato Senso (Especialização) em Ensino de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Com a disseminação da internet, dos laboratórios de informática e de múltiplos recursos tecnológicos (tablets, notebooks e netbooks) no ambiente escolar, em especial nas escolas públicas do Estado da Paraíba, na contemporaneidade, surgem novas possibilidades metodológicas de se conceber o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos e conceitos da Geografia nas instituições de ensino da educação básica. Partindo deste pressuposto, propomos a interação entre estas ferramentas tecnológicas, imagens e registros fotográficos, sendo estes últimos considerados como importantes recursos metodológicos que podem ser utilizados pelos professores de Geografia durante a realização de suas aulas, porém destacamos em nossas reflexões ser fundamental, apresentar e construir junto com os estudantes a proposta de trabalho que será desenvolvida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "IMAGEM, FOTOGRAFIA, PAISAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID2580_15082015124034.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON CLAUBER MENDES DE ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON"
    "autor_email" => "alissonclauber@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O referido trabalho possui os seguintes objetivos: 1) analisar o uso da imagem e dos registros fotográficos no ensino-aprendizagem da Geografia no âmbito escolar; 2) propor metodologias para a utilização da fotografia, como instrumento facilitador na leitura da paisagem geográfica. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos que esclarecessem os conceitos de imagem, fotografia e de paisagem. Em seguida, apresenta-se um debate sobre a contextualização da fotografia direcionada para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia. Por fim, apresentamos uma proposta metodológica para o uso de registros fotográficos e imagens no ensino de Geografia, baseado na utilização do site flickr, sendo este uma plataforma virtual de acesso gratuito para os usuários que estiverem conectados à internet. Esse estudo apresenta como base de investigação a monografia apresentada ao programa de Pós-Graduação Lato Senso (Especialização) em Ensino de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Com a disseminação da internet, dos laboratórios de informática e de múltiplos recursos tecnológicos (tablets, notebooks e netbooks) no ambiente escolar, em especial nas escolas públicas do Estado da Paraíba, na contemporaneidade, surgem novas possibilidades metodológicas de se conceber o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos e conceitos da Geografia nas instituições de ensino da educação básica. Partindo deste pressuposto, propomos a interação entre estas ferramentas tecnológicas, imagens e registros fotográficos, sendo estes últimos considerados como importantes recursos metodológicos que podem ser utilizados pelos professores de Geografia durante a realização de suas aulas, porém destacamos em nossas reflexões ser fundamental, apresentar e construir junto com os estudantes a proposta de trabalho que será desenvolvida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.