O referido trabalho possui os seguintes objetivos: 1) analisar o uso da imagem e dos registros fotográficos no ensino-aprendizagem da Geografia no âmbito escolar; 2) propor metodologias para a utilização da fotografia, como instrumento facilitador na leitura da paisagem geográfica. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos que esclarecessem os conceitos de imagem, fotografia e de paisagem. Em seguida, apresenta-se um debate sobre a contextualização da fotografia direcionada para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia. Por fim, apresentamos uma proposta metodológica para o uso de registros fotográficos e imagens no ensino de Geografia, baseado na utilização do site flickr, sendo este uma plataforma virtual de acesso gratuito para os usuários que estiverem conectados à internet. Esse estudo apresenta como base de investigação a monografia apresentada ao programa de Pós-Graduação Lato Senso (Especialização) em Ensino de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Com a disseminação da internet, dos laboratórios de informática e de múltiplos recursos tecnológicos (tablets, notebooks e netbooks) no ambiente escolar, em especial nas escolas públicas do Estado da Paraíba, na contemporaneidade, surgem novas possibilidades metodológicas de se conceber o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos e conceitos da Geografia nas instituições de ensino da educação básica. Partindo deste pressuposto, propomos a interação entre estas ferramentas tecnológicas, imagens e registros fotográficos, sendo estes últimos considerados como importantes recursos metodológicos que podem ser utilizados pelos professores de Geografia durante a realização de suas aulas, porém destacamos em nossas reflexões ser fundamental, apresentar e construir junto com os estudantes a proposta de trabalho que será desenvolvida.