RESUMO - O desenvolvimento infantil é impressionante quando consideramos a natureza do seu aprendizado. O ambiente por ser visível e com facilidade de exploração na primeira infância é o meio de maior importância para lhe capacitar no aprendizado. O ambiente das escolas públicas interfere na aprendizagem e no raciocínio lógico infantil. O objetivo foi analisar o quanto um ambiente escolar adequado influencia no raciocínio lógico das crianças com idade de 0 a 3 anos na educação infantil – creche. Para responder ao questionamento estudou as proposta dos Parâmetros Básicos de Infra Estrutura para Educação Infantil e, nos autores que referenciam a o espaço ideal para a prática da Educação Infantil como Piaget, e outros que tem a visão da criança como ser ativo e dinâmico. O desenvolver do trabalho é fundamentado numa pesquisa bibliográfica, com temática voltada para educação infantil até os três anos de idade. Como resultado constatou-se que o ambiente escolar é primordial nas atividades escolares para crianças com essa idade; no brincar a criança desenvolve a capacidade de imaginar e aprende a viver em grupo; A inteiração da criança com o meio é o que vai promover e estimular seu raciocínio. Concluímos que o ambiente escolar adequado é relevante na educação infantil – creche, pois o ambiente escolar adequado influencia nas atividades pedagógicas que proporcionam o lúdico, e esse, no seu raciocínio lógico.
Palavras-chaves: Atividade Lúdica, Atividade Pedagógica, Aprendizagem, Motivação, Desenvolvimento.