: O presente artigo discorre sobre o papel dos Contos de Fadas no processo da formação leitora na educação Infantil. Utilizando-se de uma pesquisa teórica, o referido estudo reflete sobre a formação de leitor através desse gênero literário. No primeiro momento, expõe-se a fundamentação teórica sobre a importância da leitura de Contos de Fadas em sala de aula, tendo em vista alimentar a imaginação e criatividade das crianças. No processo, o estudo demonstra como os contos infantis podem contribuir para o desenvolvimento da leitura e competência leitora na Educação Infantil. Nesse percurso, busca-se refletir positivamente na formação desse pequeno leitor, pois, como sabemos, são nestes momentos que a mente da criança se abre para a imaginação e consequentemente os convidam para o mundo da leitura de forma prazerosa e significativa. Para alcançar esses objetivos, no que concerne a realização deste trabalho buscou-se respaldo teórico e metodológico em autores consagrados como NOVAES (1987) e ABRAMOVICH (1993) com suas pertinentes reflexões para o desenvolvimento de uma prática leitora renovada e criativa que seduz a criança ao universo dos livros e da leitura.
Palavras- chaves: oralidade, contos, prática.