Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APROXIMAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: ALGUMAS POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: APROXIMAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, ORGANIZAÇÃO FAMILIAR, CLASSES POPULARES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Fundamentos da Educação
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15478
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 880
    "inscrito_id" => 5113
    "titulo" => "APROXIMAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: ALGUMAS POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo descrever as tomadas de posição de alguns responsáveis por famílias quando interrogados a respeito de suas aproximações com a escola onde os filhos estudam. A aproximação família-escola é aqui entendida como os contatos parentais estabelecidos com gestores e professores, tendo em vista o processo de escolarização da prole. Nestes contatos foram considerados: o momento da matrícula; a chegada e saída dos alunos, quando acompanhados pelos responsáveis; a presença destes responsáveis em reuniões e eventos escolares, assim como suas compreensões acerca das atividades escolares direcionadas para casa. Os resultados desta pesquisa sugerem algumas condições, características estruturantes da organização familiar, que possibilitam aos responsáveis por grupos familiares manterem uma aproximação com a escola dos filhos, focada na busca do sucesso escolar logo nos anos iniciais do ensino fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "APROXIMAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, ORGANIZAÇÃO FAMILIAR, CLASSES POPULARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID5113_17082015204352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILENE QUEIROZ DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSI"
    "autor_email" => "josilene.queiroz@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15478
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 880
    "inscrito_id" => 5113
    "titulo" => "APROXIMAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: ALGUMAS POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo descrever as tomadas de posição de alguns responsáveis por famílias quando interrogados a respeito de suas aproximações com a escola onde os filhos estudam. A aproximação família-escola é aqui entendida como os contatos parentais estabelecidos com gestores e professores, tendo em vista o processo de escolarização da prole. Nestes contatos foram considerados: o momento da matrícula; a chegada e saída dos alunos, quando acompanhados pelos responsáveis; a presença destes responsáveis em reuniões e eventos escolares, assim como suas compreensões acerca das atividades escolares direcionadas para casa. Os resultados desta pesquisa sugerem algumas condições, características estruturantes da organização familiar, que possibilitam aos responsáveis por grupos familiares manterem uma aproximação com a escola dos filhos, focada na busca do sucesso escolar logo nos anos iniciais do ensino fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "APROXIMAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, ORGANIZAÇÃO FAMILIAR, CLASSES POPULARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID5113_17082015204352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILENE QUEIROZ DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSI"
    "autor_email" => "josilene.queiroz@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever as tomadas de posição de alguns responsáveis por famílias quando interrogados a respeito de suas aproximações com a escola onde os filhos estudam. A aproximação família-escola é aqui entendida como os contatos parentais estabelecidos com gestores e professores, tendo em vista o processo de escolarização da prole. Nestes contatos foram considerados: o momento da matrícula; a chegada e saída dos alunos, quando acompanhados pelos responsáveis; a presença destes responsáveis em reuniões e eventos escolares, assim como suas compreensões acerca das atividades escolares direcionadas para casa. Os resultados desta pesquisa sugerem algumas condições, características estruturantes da organização familiar, que possibilitam aos responsáveis por grupos familiares manterem uma aproximação com a escola dos filhos, focada na busca do sucesso escolar logo nos anos iniciais do ensino fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.