Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE FILMES COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM DOS CONFLITOS ÉTNICOS NA ÁFRICA SUBSARIANA

Palavra-chaves: GEOPOLÍTICA, CONFLITOS ÉTNICOS, FILMES, ÁFRICA Pôster (PO) / Poster Submission Educação e Relações Etnico-Raciais
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Um dos temas mais discutidos no cotidiano da Geografia se concentra na proliferação dos conflitos étnicos que se destacam em algumas partes do Mundo, a África Subsaariana é uma de seus focos principais, sendo tomada por esses conflitos após a saída dos países europeus no período da Guerra fria, que criaram as fronteiras artificiais colocando etnias rivais num mesmo espaço geográfico, iniciando assim a proliferação dos conflitos civis que marcaram e que ainda marcam essa parte da África. É nesse contexto de ser um assunto que sempre estar em evidência, que a pesquisa foi feita, a partir da introdução de filmes que retratassem alguns desses conflitos e de como suas ações enfraquecem as fronteiras dos países, como modifica sua dinâmica espacial, econômica e política e como geram verdadeiros genocídios contra minorias étnicas que são duramente perseguidas. Sendo assim , na pesquisa foi usada uma metodologia qualitativa, com os alunos do 3° “A’ da E.E.E.M. Antônio Coelho Dantas, no município de Nova Palmeira – PB, região do Seridó Oriental Paraibano. O trabalho iniciou-se por um levantamento bibliográfico com o referencial teórico-metodológicas idéias de Freire e Caribé (2004) e Pontuschka, Paganelli E Cacete (2009) juntamente com o livro didático utilizado, partindo para a escolha de filmes que retratassem os temas propostos pelo conteúdo, sendo assim, foram escolhidos os filmes: “Lágrimas de Sol” (2003) dirigido por Antoine Fuqua e “Diamante de Sangue” (2007) dirigido por Edward Zwick. Filmes que retratam não só o terror da violência, mas as fragilidades das fronteiras, as arbitrariedades cometidas dentro delas, e o intenso processo de êxodo dos refugiados. A pesquisa busca a partir de seminários a partir dos filmes uma visão mais detalhada do aluno, bem como atenta para a imprescindível arma que é esse recurso dos filmes no cotidiano das aulas de Geografia, buscando assim dinamizar não só as aulas, mas em enriquecer a relação de ensino e aprendizagem entre alunos e Professor. O resultado foi imensamente satisfatório, visto que além da qualidade vistas nas apresentações, tanto na oralidade quanto no material produzido, também destacou debates entre os diferentes grupos que apresentaram os seminários. É notório concluir que o Professor precisa se conectar com a possibilidade dos recursos didáticos oferecidos pela tecnologia, e fazer bom uso destes, como os filmes, que oferece a chance de aprofundar mais o conteúdo, que muitas vezes é pouco detalhado no livro didático, e que pode se tornar uma ferramente indispensável na motivação dos alunos e um acréscimo valioso na aulas de Geografia, destacando que é preciso conectar bem o filme ao conteúdo lecionado.

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