MULTIMODALIDADES E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16306 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 614 "inscrito_id" => 687 "titulo" => "MULTIMODALIDADES E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este artigo aborda a necessidade de inserção da multimodalidade como um recurso metodológico nas aulas de língua portuguesa, tendo em vista os sentidos que se podem depreender a partir da combinação dos múltiplos recursos semióticos empregados na diversidade de textos que circulam socialmente. E uma vez que essa pluralidade precisa integrar o currículo escolar, convém evidenciar os materiais didáticos utilizados em sala de aula, mais especificamente, o Livro Didático de Português (LDP); no sentido em que além de comportar uma multiplicidade de gêneros, ele ainda ocupa um lugar de destaque na sala de aula e na prática docente. Para tanto, parte da análise de dois Livros Didáticos (LD) utilizados em uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande-PB, durante os anos letivos de 2014 e 2015, a saber: Português: literatura, gramática, produção de texto, dos autores Sarmento & Tufano (2010); e Português: contexto, interlocução e sentido, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre & Marcela Pontara (2013). Pautado nas metodologias da pesquisa exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental; fundamenta-se nas orientações oficiais e nas reflexões de pesquisadores como Dionísio & Vasconcelos (2013), Rojo & Barbosa (2015), dentre outros. Com base nos resultados, verifica-se que a multimodalidade é uma característica essencial do LDP (em virtude do aspecto gráfico, da presença de imagens e textos multimodais diversos) e que, aos poucos, os aspectos verbais e visuais dos textos começam a ser explorados em algumas atividades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID687_14082015211716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GORETTE ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "GORETTE ANDRADE" "autor_email" => "goretteandrade1@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16306 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 614 "inscrito_id" => 687 "titulo" => "MULTIMODALIDADES E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este artigo aborda a necessidade de inserção da multimodalidade como um recurso metodológico nas aulas de língua portuguesa, tendo em vista os sentidos que se podem depreender a partir da combinação dos múltiplos recursos semióticos empregados na diversidade de textos que circulam socialmente. E uma vez que essa pluralidade precisa integrar o currículo escolar, convém evidenciar os materiais didáticos utilizados em sala de aula, mais especificamente, o Livro Didático de Português (LDP); no sentido em que além de comportar uma multiplicidade de gêneros, ele ainda ocupa um lugar de destaque na sala de aula e na prática docente. Para tanto, parte da análise de dois Livros Didáticos (LD) utilizados em uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande-PB, durante os anos letivos de 2014 e 2015, a saber: Português: literatura, gramática, produção de texto, dos autores Sarmento & Tufano (2010); e Português: contexto, interlocução e sentido, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre & Marcela Pontara (2013). Pautado nas metodologias da pesquisa exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental; fundamenta-se nas orientações oficiais e nas reflexões de pesquisadores como Dionísio & Vasconcelos (2013), Rojo & Barbosa (2015), dentre outros. Com base nos resultados, verifica-se que a multimodalidade é uma característica essencial do LDP (em virtude do aspecto gráfico, da presença de imagens e textos multimodais diversos) e que, aos poucos, os aspectos verbais e visuais dos textos começam a ser explorados em algumas atividades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID687_14082015211716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GORETTE ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "GORETTE ANDRADE" "autor_email" => "goretteandrade1@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }