Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULTIMODALIDADES E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: MULTIMODALIDADE, AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16306
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 614
    "inscrito_id" => 687
    "titulo" => "MULTIMODALIDADES E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo aborda a necessidade de inserção da multimodalidade como um recurso metodológico nas aulas de língua portuguesa, tendo em vista os sentidos que se podem depreender a partir da combinação dos múltiplos recursos semióticos empregados na diversidade de textos que circulam socialmente. E uma vez que essa pluralidade precisa integrar o currículo escolar, convém evidenciar os materiais didáticos utilizados em sala de aula, mais especificamente, o Livro Didático de Português (LDP); no sentido em que além de comportar uma multiplicidade de gêneros, ele ainda ocupa um lugar de destaque na sala de aula e na prática docente. Para tanto, parte da análise de dois Livros Didáticos (LD) utilizados em uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande-PB, durante os anos letivos de 2014 e 2015, a saber: Português: literatura, gramática, produção de texto, dos autores Sarmento & Tufano (2010); e Português: contexto, interlocução e sentido, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre & Marcela Pontara (2013). Pautado nas metodologias da pesquisa exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental; fundamenta-se nas orientações oficiais e nas reflexões de pesquisadores como Dionísio & Vasconcelos (2013), Rojo & Barbosa (2015), dentre outros. Com base nos resultados, verifica-se que a multimodalidade é uma característica essencial do LDP (em virtude do aspecto gráfico, da presença de imagens e textos multimodais diversos) e que, aos poucos, os aspectos verbais e visuais dos textos começam a ser explorados em algumas atividades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID687_14082015211716.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GORETTE ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GORETTE ANDRADE"
    "autor_email" => "goretteandrade1@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16306
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 614
    "inscrito_id" => 687
    "titulo" => "MULTIMODALIDADES E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo aborda a necessidade de inserção da multimodalidade como um recurso metodológico nas aulas de língua portuguesa, tendo em vista os sentidos que se podem depreender a partir da combinação dos múltiplos recursos semióticos empregados na diversidade de textos que circulam socialmente. E uma vez que essa pluralidade precisa integrar o currículo escolar, convém evidenciar os materiais didáticos utilizados em sala de aula, mais especificamente, o Livro Didático de Português (LDP); no sentido em que além de comportar uma multiplicidade de gêneros, ele ainda ocupa um lugar de destaque na sala de aula e na prática docente. Para tanto, parte da análise de dois Livros Didáticos (LD) utilizados em uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande-PB, durante os anos letivos de 2014 e 2015, a saber: Português: literatura, gramática, produção de texto, dos autores Sarmento & Tufano (2010); e Português: contexto, interlocução e sentido, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre & Marcela Pontara (2013). Pautado nas metodologias da pesquisa exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental; fundamenta-se nas orientações oficiais e nas reflexões de pesquisadores como Dionísio & Vasconcelos (2013), Rojo & Barbosa (2015), dentre outros. Com base nos resultados, verifica-se que a multimodalidade é uma característica essencial do LDP (em virtude do aspecto gráfico, da presença de imagens e textos multimodais diversos) e que, aos poucos, os aspectos verbais e visuais dos textos começam a ser explorados em algumas atividades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID687_14082015211716.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GORETTE ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GORETTE ANDRADE"
    "autor_email" => "goretteandrade1@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo aborda a necessidade de inserção da multimodalidade como um recurso metodológico nas aulas de língua portuguesa, tendo em vista os sentidos que se podem depreender a partir da combinação dos múltiplos recursos semióticos empregados na diversidade de textos que circulam socialmente. E uma vez que essa pluralidade precisa integrar o currículo escolar, convém evidenciar os materiais didáticos utilizados em sala de aula, mais especificamente, o Livro Didático de Português (LDP); no sentido em que além de comportar uma multiplicidade de gêneros, ele ainda ocupa um lugar de destaque na sala de aula e na prática docente. Para tanto, parte da análise de dois Livros Didáticos (LD) utilizados em uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande-PB, durante os anos letivos de 2014 e 2015, a saber: Português: literatura, gramática, produção de texto, dos autores Sarmento & Tufano (2010); e Português: contexto, interlocução e sentido, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre & Marcela Pontara (2013). Pautado nas metodologias da pesquisa exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental; fundamenta-se nas orientações oficiais e nas reflexões de pesquisadores como Dionísio & Vasconcelos (2013), Rojo & Barbosa (2015), dentre outros. Com base nos resultados, verifica-se que a multimodalidade é uma característica essencial do LDP (em virtude do aspecto gráfico, da presença de imagens e textos multimodais diversos) e que, aos poucos, os aspectos verbais e visuais dos textos começam a ser explorados em algumas atividades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.