O ensino de leitura deve contribuir para a formação de indivíduos questionadores e autônomos, capazes de fazer uso das linguagens verbal e visual como prática social. Entretanto, os professores encontram poucas referências de como isso pode ser feito. O objetivo deste trabalho é analisar um exemplar de um gênero multimodal e oferecer exemplos de como construir atividades de leitura crítica utilizando o ferramental teórico oferecido pela Linguística Sistêmico-Funcional no contexto de ensino de inglês para fins específicos. Para investigar as escolhas linguísticas e imagéticas, bem como sua relação na construção de significados que serão negociados com o leitor, um anúncio publicitário foi analisado com base na Gramática do Design Visual. A partir dos dados levantados, foram desenvolvidos exemplos de atividades pedagógicas que partem do reconhecimento do gênero e levam em conta a progressão do conteúdo e a construção conjunta do conhecimento. A análise do texto revela uma congruência entre linguagem e imagem na mensagem veiculada para persuadir o leitor e as atividades propostas mostram caminhos possíveis para abordar esses resultados e promover a leitura crítica nas aulas de inglês.