A leitura e a escrita são instrumentos imprescindíveis para a construção do conhecimento de cada indivíduo. Ao longo da história a sociedade se torna cada vez mais centrada e dependente da habilidade de ler e escrever, pois saber codificar e decodificar, isto é, ser alfabetizado, tem se constituído condição insuficiente para responder de forma adequada as exigências do mundo contemporâneo. Portanto a escola possui um papel fundamental nestes aspectos, pelo qual consiste em uma educação que promova de forma criativa e inovadora, as práticas de leitura e escrita. O presente trabalho tem por subsídio, as práticas e métodos psicopedagógicos no âmbito da leitura e escrita. O objetivo do mesmo implica em desenvolver atividades para desenvolver a lecto-escrita a partir do lúdico. O corpus de análise deste trabalho foi coletado no âmbito do projeto de Oficinas de apoio a leitura e escrita através de intervenção psicopedagógica na Escola de Educação Básica, no município de João Pessoa. A turma elegida para a realização do projeto foi a do 4º ano do ensino fundamental I, composta por 11 alunos com predominância do sexo masculino (63,6%). A faixa etária em que os mesmos se encontram, variam de nove (9) a dez (10) anos de idade, e apresentam diferentes níveis de classe social e econômico. As atividades foram aplicadas com a turma em sala de aula, sendo utilizados jogos educativos produzidos a partir de materiais escolares, voltadas para a ludicidade, trabalhando deste modo a dificuldade exacerbada pelo grupo tais como leitura, interpretação, ortografia, atenção, pensamento e raciocínio lógico. Foi trabalhado a “Leitura Legal”, afim de auxiliar no desenvolvimento da leitura e soletração, além de desenvolver a integração e o conhecimento acerca do texto; na ortografia foram trabalhados “Charadas Ortográficas”, objetivando a associação semântica ambígua e a questão das regras. Na escrita através de “Contador de Histórias”, auxiliando a capacidade de representação e criatividade, que norteiam as crianças com dificuldade nestes aspectos, e no “Jogo dos Ritmos”, estimular o raciocínio rápido, atenção, associação da letra/ritmo/psicomotor, percepção auditiva, visual e reconhecimento de palavras.No desenvolvimento das atividades os resultados identificaram um parâmetro do progresso da leitura e escrita da turma, pelo qual as atividades aplicadas proporcionaram ao grupo um aprendizado significativo e prazeroso, trabalhando precisamente conteúdos vistos em sala de aula. Portanto, este projeto buscou auxiliar ao grupo que apresentou dificuldades de leitura e escrita, introduzindo nestas atividades lúdicas, que resultou em superação das dificuldades e em uma aprendizagem verdadeiramente significativa, alcançando assim o seu objetivo inicial.