Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID NA ESCOLA: AÇÕES QUE PROMOVEM A MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) visa a melhoria da formação dos graduandos dos cursos de licenciatura, e, devido a suas ações, também contribui para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. O referido programa tem suas ações nas escolas de ensino básico através de equipes formadas por um coordenador institucional, coordenadores de gestão, um professor coordenador de área, um supervisor e bolsistas de Iniciação à Docência (ID), isso deixa o PIBID com mais outra função importante e extremamente necessária ao melhoramento da Educação de um modo geral: é um elo entre a Educação Básica e o Ensino Superior. Baseando-se nos pressupostos acima, este trabalho objetivou mostrar as ações que foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (EEEFMJLN) no decorrer do ano de 2015 e explanar como estas vem contribuindo para a melhoria de modo geral do ensino na referida escola. A equipe do referido programa presente nesta escola pertence ao PIBID Subprojeto Biologia, vinculado ao Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O levantamento de dados foi realizado através de consultas ao diário de registros das atividades do referido subprojeto junto ao supervisor, Prof. Dr. Jorge Xavier de Almeida Neto. Ainda, houve entrevistas junto ao próprio grupo de alunos bolsistas ID da EEEFMJLN, conversas informais junto aos alunos da escola e também a seleção de imagens junto ao acervo de registro fotográfico das atividades do subprojeto PIBID-Bio na escola. As informações foram sistematizadas, seguindo o raciocínio de desenvolvimento da linha temporal, onde os resultados foram analisados criticamente e discutidos à luz da literatura pertinente. Após a realizar-se essas ações na Escola José Luiz Neto, percebeu-se que houve um significativo melhoramento do ambiente escolar e também o aumento do interesse por parte dos discentes. Estas atividades foram bem recebidas na escola e mostraram a importância do programa PIBID. As ações promovidas pelo PIBID de Biologia na EEEFMJLN tiveram bons resultados quanto a participação, interação e produtividade. Pois, foi registrado que os estudantes participavam ativamente das ações e parabenizavam a equipe do referido Programa, com pedidos de novas ações na referida escola. Também houve uma maior interação com a diretoria, os funcionários, os professores, dinamizando as ações que foram realizadas. Conclui-se que o PIBID é de extrema importância para a melhoria de forma geral das escolas participantes e também para a melhoria da formação docente. Assim cada vez mais, necessita-se que este programa seja ampliado e se expanda para um maior número de escolas. Dessa forma, o programa irá contribuir para uma melhoria da qualidade na Educação Pública Brasileira.

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