O presente artigo visa destacar a importância da leitura em sala de aula e suas estratégias para a formação do leitor. Estudo realizado por alunos do 6º período do curso de Pedagogia CAP/UERN na cidade de Patu/RN, a fim de adquirir saberes para a prática docente, conhecendo a atuação do professor. O estudo partiu de observações, aplicação de questionário com uma professora, como também, fonte bibliográfica, como: Parâmetros Curriculares Nacionais, (1997, p.19); TORRES, (2012.pag.39); GIL (2002, p.44); entre outros. O objetivo é analisar as dificuldades encontradas por professores de rede pública para a implantação da leitura na sala de aula e quais são os métodos utilizados para que possa despertar nos alunos o gosto pela leitura. Partindo da metodologia aplicada, usamos os relatos do cotidiano docente vivenciados pela professora que atua a mais de 15 anos no ensino fundamental, para melhor expor os dados obtidos. Os resultados mostram a importância da prática da leitura em sala de aula para a formação de crianças e jovens críticos e conscientes com relação aos seus direitos e deveres. É necessário que a leitura seja trabalhada de forma que possa compartilhar saberes contribuindo para a compreensão do mundo e crescimento social.