A percepção docente pode ser considerada tanto uma visão como um julgamento sobre o que se aborda, sendo aqui referentes às abordagens pedagógicas e também os conteúdos da Educação Física Escolar. Sendo assim, o objetivo do estudo foi investigar a percepção dos docentes de Educação Física sobre a (as) abordagem (ens) que utiliza (am) para a estruturação dos conteúdos da disciplina no ensino médio do município de Iguatu-CE. A pesquisa é de cunho qualitativo com caráterexploratório/descritivo tendo em vista que, a partir disso a discussão dos dados coletados. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores pertencentes à rede estadual de ensino em três escolas de ensino médio. Para a coleta de informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes de Educação Física. Para a análise das informações foram elaboradas categorias a priori, sendo elas:Abordagens utilizadas pelo docente; Percepções dos docentes, quanto aos conteúdos e Abordagens da Educação Física; Abordagem e metodologias das aulas; Conteúdos da Educação Física e aplicação no meio escolar; A identificação e preservação da cultura através dos conteúdos. As conclusões evidenciaram que as categorias estabelecidas atenderam satisfatoriamente aos objetivos, favorecendo a formação da percepção dos professores da disciplina no que refere às abordagens pedagógicas e conteúdos de ensino