Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE OS CONTEÚDOS E ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE

Palavra-chaves: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES;, EDUCAÇÃO FÍSICA;, ABORDAGENS PEDAGÓGICAS; Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15268
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2583
    "inscrito_id" => 4724
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE OS CONTEÚDOS E ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE"
    "resumo" => "A percepção docente pode ser considerada tanto uma visão como um julgamento sobre o que se aborda, sendo aqui referentes às abordagens pedagógicas e também os conteúdos da Educação Física Escolar. Sendo assim, o objetivo do estudo foi investigar a percepção dos docentes de Educação Física sobre a (as) abordagem (ens) que utiliza (am) para a estruturação dos conteúdos da disciplina no ensino médio do município de Iguatu-CE. A pesquisa é de cunho qualitativo com caráterexploratório/descritivo tendo em vista que, a partir disso a discussão dos dados coletados. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores pertencentes à rede estadual de ensino em três escolas de ensino médio. Para a coleta de informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes de Educação Física. Para a análise das informações foram elaboradas categorias a priori, sendo elas:Abordagens utilizadas pelo docente; Percepções dos docentes, quanto aos conteúdos e Abordagens da Educação Física; Abordagem e metodologias das aulas; Conteúdos da Educação Física e aplicação no meio escolar; A identificação e preservação da cultura através dos conteúdos. As conclusões evidenciaram que as categorias estabelecidas atenderam satisfatoriamente aos objetivos, favorecendo a formação da percepção dos professores da disciplina no que refere às abordagens pedagógicas e conteúdos de ensino"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES;, EDUCAÇÃO FÍSICA;, ABORDAGENS PEDAGÓGICAS;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID4724_09092015172056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIS MARIA MACHADO RIBEIRO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "LIS MARIA MACHAD"
    "autor_email" => "lismaria@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15268
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2583
    "inscrito_id" => 4724
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE OS CONTEÚDOS E ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE"
    "resumo" => "A percepção docente pode ser considerada tanto uma visão como um julgamento sobre o que se aborda, sendo aqui referentes às abordagens pedagógicas e também os conteúdos da Educação Física Escolar. Sendo assim, o objetivo do estudo foi investigar a percepção dos docentes de Educação Física sobre a (as) abordagem (ens) que utiliza (am) para a estruturação dos conteúdos da disciplina no ensino médio do município de Iguatu-CE. A pesquisa é de cunho qualitativo com caráterexploratório/descritivo tendo em vista que, a partir disso a discussão dos dados coletados. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores pertencentes à rede estadual de ensino em três escolas de ensino médio. Para a coleta de informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes de Educação Física. Para a análise das informações foram elaboradas categorias a priori, sendo elas:Abordagens utilizadas pelo docente; Percepções dos docentes, quanto aos conteúdos e Abordagens da Educação Física; Abordagem e metodologias das aulas; Conteúdos da Educação Física e aplicação no meio escolar; A identificação e preservação da cultura através dos conteúdos. As conclusões evidenciaram que as categorias estabelecidas atenderam satisfatoriamente aos objetivos, favorecendo a formação da percepção dos professores da disciplina no que refere às abordagens pedagógicas e conteúdos de ensino"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES;, EDUCAÇÃO FÍSICA;, ABORDAGENS PEDAGÓGICAS;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID4724_09092015172056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIS MARIA MACHADO RIBEIRO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "LIS MARIA MACHAD"
    "autor_email" => "lismaria@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A percepção docente pode ser considerada tanto uma visão como um julgamento sobre o que se aborda, sendo aqui referentes às abordagens pedagógicas e também os conteúdos da Educação Física Escolar. Sendo assim, o objetivo do estudo foi investigar a percepção dos docentes de Educação Física sobre a (as) abordagem (ens) que utiliza (am) para a estruturação dos conteúdos da disciplina no ensino médio do município de Iguatu-CE. A pesquisa é de cunho qualitativo com caráterexploratório/descritivo tendo em vista que, a partir disso a discussão dos dados coletados. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores pertencentes à rede estadual de ensino em três escolas de ensino médio. Para a coleta de informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes de Educação Física. Para a análise das informações foram elaboradas categorias a priori, sendo elas:Abordagens utilizadas pelo docente; Percepções dos docentes, quanto aos conteúdos e Abordagens da Educação Física; Abordagem e metodologias das aulas; Conteúdos da Educação Física e aplicação no meio escolar; A identificação e preservação da cultura através dos conteúdos. As conclusões evidenciaram que as categorias estabelecidas atenderam satisfatoriamente aos objetivos, favorecendo a formação da percepção dos professores da disciplina no que refere às abordagens pedagógicas e conteúdos de ensino

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.