Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: LER O MUNDO

Palavra-chaves: LEITURA, PSICOPEDAGOGIA, ESCOLA Pôster (PO) / Poster Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16820
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2593
    "inscrito_id" => 1107
    "titulo" => "PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: LER O MUNDO"
    "resumo" => """
      Tendo como enfoque temático a intervenção psicopedagogica, o presente trabalho tem como proposta, um projeto psicopedagógico de intervenção na leitura, o Ler o Mundo, em que contemplará uma escola da periferia do município de Santa Rita – PB. Além disso, traz uma reflexão a cerca da leitura como forma de humanização, em que o ato de ler traz contribuições significativas no desenvolvimento.Tendo como objetivo central da intervenção psicopedagógica a partir do Projeto Ler o Mundo é agir de forma preventiva, potencializando a leitura como um aprendizado ímpar para o futuro, pois quem ler com frequência tem maiores possibilidades para desenvolver melhor a escrita, interpretação, imaginação, criatividade, criticidade, entre outros. Os objetivos específicos dessa intervenção é tornar alunos leitores e desenvolver um ambiente novo e lúdico na escola, que até então não existe. Refletindo a partir da escola na comunidade, pois os alunos antes de o serem, são moradores daquele entorno e o futuro do mesmo.Os trabalhos desenvolvidos pelo projeto por meio sessões interventivas e avaliativas ao mesmo tempo, trazendo atividades lúdico-pedagógicas ofereceram subsídios aos alunos e promovendo aprendizagem. A partir de estudos realizados sobre a temática foram identificadas/corroboradas capacidades cognitivas existentes nos alunos daquela instituição, mesmo muitos não tendo nem conhecimento das letras do alfabeto, \r\n
       em especifico no que diz respeito ao potencial de participação destes indivíduos no contexto escolar enquanto pessoas com possibilidades de oferecer conhecimentos sociohistoricamente elaborados, capazes de enriquecer a dinâmica pedagógica com as experiências carregadas em si mesmo. Nos espaços de ação/reflexão/ação do projeto de extensão foram criadas situações possibilitadoras para que os educadores atuantes junto ao segmento populacional dos alunos, assim eles poderão \r\n
      desenvolver um trabalho produtivo para aprendentes e ensinantes, em que os profissionais da educação empoderem-se de práticas estimuladoras das potencialidades características dos alunos e dessa forma alcançam o ensino aprendizagem exitoso.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PSICOPEDAGOGIA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA5_ID1107_09092015183343.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA LÚCIA DA SILVA BULHÕES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA BULHÕES"
    "autor_email" => "jessyka_lucia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16820
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2593
    "inscrito_id" => 1107
    "titulo" => "PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: LER O MUNDO"
    "resumo" => """
      Tendo como enfoque temático a intervenção psicopedagogica, o presente trabalho tem como proposta, um projeto psicopedagógico de intervenção na leitura, o Ler o Mundo, em que contemplará uma escola da periferia do município de Santa Rita – PB. Além disso, traz uma reflexão a cerca da leitura como forma de humanização, em que o ato de ler traz contribuições significativas no desenvolvimento.Tendo como objetivo central da intervenção psicopedagógica a partir do Projeto Ler o Mundo é agir de forma preventiva, potencializando a leitura como um aprendizado ímpar para o futuro, pois quem ler com frequência tem maiores possibilidades para desenvolver melhor a escrita, interpretação, imaginação, criatividade, criticidade, entre outros. Os objetivos específicos dessa intervenção é tornar alunos leitores e desenvolver um ambiente novo e lúdico na escola, que até então não existe. Refletindo a partir da escola na comunidade, pois os alunos antes de o serem, são moradores daquele entorno e o futuro do mesmo.Os trabalhos desenvolvidos pelo projeto por meio sessões interventivas e avaliativas ao mesmo tempo, trazendo atividades lúdico-pedagógicas ofereceram subsídios aos alunos e promovendo aprendizagem. A partir de estudos realizados sobre a temática foram identificadas/corroboradas capacidades cognitivas existentes nos alunos daquela instituição, mesmo muitos não tendo nem conhecimento das letras do alfabeto, \r\n
       em especifico no que diz respeito ao potencial de participação destes indivíduos no contexto escolar enquanto pessoas com possibilidades de oferecer conhecimentos sociohistoricamente elaborados, capazes de enriquecer a dinâmica pedagógica com as experiências carregadas em si mesmo. Nos espaços de ação/reflexão/ação do projeto de extensão foram criadas situações possibilitadoras para que os educadores atuantes junto ao segmento populacional dos alunos, assim eles poderão \r\n
      desenvolver um trabalho produtivo para aprendentes e ensinantes, em que os profissionais da educação empoderem-se de práticas estimuladoras das potencialidades características dos alunos e dessa forma alcançam o ensino aprendizagem exitoso.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PSICOPEDAGOGIA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA5_ID1107_09092015183343.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA LÚCIA DA SILVA BULHÕES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA BULHÕES"
    "autor_email" => "jessyka_lucia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Tendo como enfoque temático a intervenção psicopedagogica, o presente trabalho tem como proposta, um projeto psicopedagógico de intervenção na leitura, o Ler o Mundo, em que contemplará uma escola da periferia do município de Santa Rita – PB. Além disso, traz uma reflexão a cerca da leitura como forma de humanização, em que o ato de ler traz contribuições significativas no desenvolvimento.Tendo como objetivo central da intervenção psicopedagógica a partir do Projeto Ler o Mundo é agir de forma preventiva, potencializando a leitura como um aprendizado ímpar para o futuro, pois quem ler com frequência tem maiores possibilidades para desenvolver melhor a escrita, interpretação, imaginação, criatividade, criticidade, entre outros. Os objetivos específicos dessa intervenção é tornar alunos leitores e desenvolver um ambiente novo e lúdico na escola, que até então não existe. Refletindo a partir da escola na comunidade, pois os alunos antes de o serem, são moradores daquele entorno e o futuro do mesmo.Os trabalhos desenvolvidos pelo projeto por meio sessões interventivas e avaliativas ao mesmo tempo, trazendo atividades lúdico-pedagógicas ofereceram subsídios aos alunos e promovendo aprendizagem. A partir de estudos realizados sobre a temática foram identificadas/corroboradas capacidades cognitivas existentes nos alunos daquela instituição, mesmo muitos não tendo nem conhecimento das letras do alfabeto, em especifico no que diz respeito ao potencial de participação destes indivíduos no contexto escolar enquanto pessoas com possibilidades de oferecer conhecimentos sociohistoricamente elaborados, capazes de enriquecer a dinâmica pedagógica com as experiências carregadas em si mesmo. Nos espaços de ação/reflexão/ação do projeto de extensão foram criadas situações possibilitadoras para que os educadores atuantes junto ao segmento populacional dos alunos, assim eles poderão desenvolver um trabalho produtivo para aprendentes e ensinantes, em que os profissionais da educação empoderem-se de práticas estimuladoras das potencialidades características dos alunos e dessa forma alcançam o ensino aprendizagem exitoso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.