GOMES, Edinalva Ferreira. Jogo ‘qual é a matriz?’: construa matrizes brincando. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16208>. Acesso em: 24/11/2024 21:10
Esta proposta didática propõe um método de ensino do conteúdo de Matrizes de forma mais dinâmica, onde o aluno poderá testar seus conhecimentos e construir sua própria atividade brincando, de forma que haja possibilidade do aluno aprender interagindo com os colegas. O objetivo geral deste trabalho é estimular o aluno de forma lúdica e dinâmica a aprender o conteúdo matrizes com a utilização do jogo ‘Qual é a matriz?’, além de possibilitar uma visão crítica do mesmo. Este jogo envolve alunos do 2° ano do ensino médio, o qual trabalha com o conteúdo de matrizes. ‘Qual é a matriz?’ foi trabalhado em uma turma do 2° ano na Escola Estadual João da Silva Monteiro, onde foram abordadas aulas expositivas com os alunos no primeiro momento, e depois foi aplicado o jogo, onde eles testaram seus conhecimentos construindo sua própria atividade de forma lúdica. Durante o jogo foi possível perceber que uma das maiores dificuldades encontrada em sala de aula é fazer os alunos pensar matematicamente, muitas vezes por conta dos cálculos excessivos que causa o desinteresse por parte deles. O Jogo ‘Qual a Matriz?’ é simples desafiou os alunos de forma lúdica, chamando-os a serem mais participativos nas aulas e terem uma visão diferente de seus erros e do conteúdo trabalhado.